Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM TRABALHADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES/PI

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os registro de representação semiótica proporcionam aos estudantes uma melhor compreensão na resolução de problemas matemáticos. Quando se refere ao ensino de matemática, especificamente na resolução de problemas, muitos estudantes sentem dificuldades em resolvê-los, nesse sentido, os registros de representação semiótica torna-se uma importante ferramenta na construção do conhecimento, uma vez que, determinado calculo matemático pode ser resolvido utilizando uma função, uma tabela ou até mesmo uma representação gráfica. Tendo como base este contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar as contribuições que os registro de representação semiótica oferece no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino médio no conteúdo de função afim em uma escola estadual da cidade de Santo Antônio dos Milagres/PI. Para a realização desse estudo, adotou uma pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa no que diz respeito a análise e interpretação dos dados. O instrumento da coleta de dados foram questionários semiestruturados, trabalhados com os alunos do 2º ano de ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Santo Antônio dos Milagres/PI. No primeiro momento, aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios acerca da temática a representação semiótica. Foi realizada uma intervenção em sala de aula, com 05 (cinco) aulas ministradas. Trabalhou-se com a construção de uma função afim, algumas peculiaridades dessa função e em seguida foi resolvida algumas questões empregando o tratamento e a conversão de registros. Posteriormente, aplicou o segundo questionário para analisar as contribuições desse método. Ao analisar os resultados das questões trabalhadas com os alunos, constatou que 55% dos estudantes não conseguiram fazer a conversão em 03(três) questões propostas, apresentaram dificuldades em fazer a mudanças de registros, ou seja, não conseguiram interpretar as situações problemas, formular a equação e solucionar o problema. Portanto, observou-se que a utilização dos registros de representações semióticas auxilia na compreensão das várias representações. Sendo assim, os resultados apresentados pelas atividades desenvolvidas com os alunos, colaboradores da pesquisa, demonstraram que mesmo eles já tendo estudado o conteúdo no ano anterior apresentaram dificildades para resolverem os problemas propostos por isso o alto percentual de erros, mais segundo eles os registros de representação semiótica vem mostrar um novo caminho para a aprendizagem de função afim..

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