CORREA, Ronaldo Da Silva. Conselho de classe: algumas considerações. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20545>. Acesso em: 05/11/2024 12:01
: A temática é o Conselho de Classe escolar enquanto espaço de discussão e representação de um momento privilegiado que abre oportunidades para discutir e avaliar toda a equipe educacional e a situação do aluno a partir da avaliação do aproveitamento individual desse aluno e dessa turma em geral. O Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que as pessoas envolvidas no processo de ensino aprendizagem discutem sobre a capacidade cognitiva dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino e outros aspectos referentes a esse processo a fim de avaliá-lo coletivamente sobre diversos pontos de vista buscando alternativas para superação dos problemas educacionais presentes na comunidade escolar. Na maioria das escolas o conselho de classe é visto como uma reunião em que o foco principal é a discussão em que são apresentados os desempenhos dos alunos, ou seja notas ou conceitos atingidos, e ainda a questão comportamental do aluno no período. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre algumas considerações e a finalidade do Conselho de Classe como prática pedagógico-educativa avaliando, além de diagnosticar o trabalho coletivo entre, professores, coordenadores pedagógicos e alunos.