CAMINHAR PARA SI: AUTOFORMAÇÃO ATRAVÉS DA ESCRITA DO JORNAL DE PESQUISA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20461 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 6150 "titulo" => "CAMINHAR PARA SI: AUTOFORMAÇÃO ATRAVÉS DA ESCRITA DO JORNAL DE PESQUISA" "resumo" => ": O ingresso na Universidade é um dos momentos em que os sujeitos se deparam com um universo diferente do que estavam acostumados até então. Com isso, torna-se urgente e necessário aprender a enxergar, interpretar e explicar a nossa formação de uma forma mais complexa. O Jornal de Pesquisa (JP) surge, então, como um recurso teórico-metodológico capaz de possibilitar uma autoformação daquele que o escreve. Desta forma este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da escrita do JP para o processo de autoformação de duas alunas ainda no primeiro período do curso de Educação Física. Após a discussão, percebe-se que o JP se apresenta como um aliado nesse processo de percepção e autoformação, pois através de sua escrita, é possível expressar o que se sente e refletir sobre o dia a dia, compreendendo a si mesmos. As implicações internas e o mergulho denso nesse processo complexo, a partir do qual o sujeito se institui como autor do seu processo formativo o torna singular, sendo ele mesmo. O conhecimento sobre suas experiências somente foi possível porque ambas tiveram a oportunidade de escrever seus momentos em seus JP, na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico. Esses momentos foram muito importantes revelando um olhar sobre o caminhar de cada uma. Sem dúvidas, caminhar para si é muito difícil, ora percebemos ora não, às vezes sentimos, às vezes não, mas caminhamos e isso é certo. A autoformação, no fim, é o caminho trilhado e percebido por si mesmo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "JORNAL DE PESQUISA, AUTOFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6150_13082016153414.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ASSIS MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO ASSIS" "autor_email" => "betoassis2001@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20461 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 6150 "titulo" => "CAMINHAR PARA SI: AUTOFORMAÇÃO ATRAVÉS DA ESCRITA DO JORNAL DE PESQUISA" "resumo" => ": O ingresso na Universidade é um dos momentos em que os sujeitos se deparam com um universo diferente do que estavam acostumados até então. Com isso, torna-se urgente e necessário aprender a enxergar, interpretar e explicar a nossa formação de uma forma mais complexa. O Jornal de Pesquisa (JP) surge, então, como um recurso teórico-metodológico capaz de possibilitar uma autoformação daquele que o escreve. Desta forma este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da escrita do JP para o processo de autoformação de duas alunas ainda no primeiro período do curso de Educação Física. Após a discussão, percebe-se que o JP se apresenta como um aliado nesse processo de percepção e autoformação, pois através de sua escrita, é possível expressar o que se sente e refletir sobre o dia a dia, compreendendo a si mesmos. As implicações internas e o mergulho denso nesse processo complexo, a partir do qual o sujeito se institui como autor do seu processo formativo o torna singular, sendo ele mesmo. O conhecimento sobre suas experiências somente foi possível porque ambas tiveram a oportunidade de escrever seus momentos em seus JP, na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico. Esses momentos foram muito importantes revelando um olhar sobre o caminhar de cada uma. Sem dúvidas, caminhar para si é muito difícil, ora percebemos ora não, às vezes sentimos, às vezes não, mas caminhamos e isso é certo. A autoformação, no fim, é o caminho trilhado e percebido por si mesmo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "JORNAL DE PESQUISA, AUTOFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6150_13082016153414.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ASSIS MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO ASSIS" "autor_email" => "betoassis2001@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }