O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos alunos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação dos acadêmicos, sendo uma prática bastante utilizada no meio acadêmico. Nessa perspectiva a monitoria é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem e promove a preparação para a formação docente, sendo esta uma experiência oportunizada aos graduandos, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, objetiva-se investigar a concepção dos monitores dos anos 2011 a 2016 das disciplinas de Biologia Celular e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da FACEDI acerca da importância da monitoria para a construção do ensino-aprendizado imerso do meio acadêmico. Para a concretização deste trabalho, foi delineada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado a Análise de Conteúdo, para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos, com o questionário de perguntas subjetivas, aplicado aos monitores das disciplinas em questão. Com isso, de acordo dos resultados obtidos, a partir das respostas dadas as indagações feitas, mostram que os monitores tiveram grande aproveitamento de sua vigência de monitoria, visto que eles conseguiram perceber o papel que a monitoria constituiu em sua vida acadêmica, o que os possibilitou a uma visão mais ampla da docência, além de os ajudarem na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências e que os fizeram aperfeiçoar a prática docente.