CONCEPÇÕES DOS MONITORES DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20527 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2931 "inscrito_id" => 3824 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS MONITORES DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO" "resumo" => "O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos alunos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação dos acadêmicos, sendo uma prática bastante utilizada no meio acadêmico. Nessa perspectiva a monitoria é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem e promove a preparação para a formação docente, sendo esta uma experiência oportunizada aos graduandos, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, objetiva-se investigar a concepção dos monitores dos anos 2011 a 2016 das disciplinas de Biologia Celular e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da FACEDI acerca da importância da monitoria para a construção do ensino-aprendizado imerso do meio acadêmico. Para a concretização deste trabalho, foi delineada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado a Análise de Conteúdo, para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos, com o questionário de perguntas subjetivas, aplicado aos monitores das disciplinas em questão. Com isso, de acordo dos resultados obtidos, a partir das respostas dadas as indagações feitas, mostram que os monitores tiveram grande aproveitamento de sua vigência de monitoria, visto que eles conseguiram perceber o papel que a monitoria constituiu em sua vida acadêmica, o que os possibilitou a uma visão mais ampla da docência, além de os ajudarem na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências e que os fizeram aperfeiçoar a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, BIOLOGIA CELULAR, BIOQUÍMICA, FACEDI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3824_17082016201357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCILENE" "autor_email" => "glaucilene.vasconcelos@gm" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20527 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2931 "inscrito_id" => 3824 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS MONITORES DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO" "resumo" => "O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos alunos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação dos acadêmicos, sendo uma prática bastante utilizada no meio acadêmico. Nessa perspectiva a monitoria é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem e promove a preparação para a formação docente, sendo esta uma experiência oportunizada aos graduandos, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, objetiva-se investigar a concepção dos monitores dos anos 2011 a 2016 das disciplinas de Biologia Celular e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da FACEDI acerca da importância da monitoria para a construção do ensino-aprendizado imerso do meio acadêmico. Para a concretização deste trabalho, foi delineada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado a Análise de Conteúdo, para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos, com o questionário de perguntas subjetivas, aplicado aos monitores das disciplinas em questão. Com isso, de acordo dos resultados obtidos, a partir das respostas dadas as indagações feitas, mostram que os monitores tiveram grande aproveitamento de sua vigência de monitoria, visto que eles conseguiram perceber o papel que a monitoria constituiu em sua vida acadêmica, o que os possibilitou a uma visão mais ampla da docência, além de os ajudarem na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências e que os fizeram aperfeiçoar a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA, BIOLOGIA CELULAR, BIOQUÍMICA, FACEDI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3824_17082016201357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCILENE" "autor_email" => "glaucilene.vasconcelos@gm" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }