Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOS MONITORES DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO

Palavra-chaves: MONITORIA, BIOLOGIA CELULAR, BIOQUÍMICA, FACEDI Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20527
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2931
    "inscrito_id" => 3824
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS MONITORES DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO"
    "resumo" => "O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos alunos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação dos acadêmicos, sendo uma prática bastante utilizada no meio acadêmico. Nessa perspectiva a monitoria é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem e promove a preparação para a formação docente, sendo esta uma experiência oportunizada aos graduandos, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, objetiva-se investigar a concepção dos monitores dos anos 2011 a 2016 das disciplinas de Biologia Celular e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da FACEDI acerca da importância da monitoria para a construção do ensino-aprendizado imerso do meio acadêmico. Para a concretização deste trabalho, foi delineada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado a Análise de Conteúdo, para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos, com o questionário de perguntas subjetivas, aplicado aos monitores das disciplinas em questão. Com isso, de acordo dos resultados obtidos, a partir das respostas dadas as indagações feitas, mostram que os monitores tiveram grande aproveitamento de sua vigência de monitoria, visto que eles conseguiram perceber o papel que a monitoria constituiu em sua vida acadêmica, o que os possibilitou a uma visão mais ampla da docência, além de os ajudarem na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências e que os fizeram aperfeiçoar a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, BIOLOGIA CELULAR, BIOQUÍMICA, FACEDI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3824_17082016201357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "GLAUCILENE"
    "autor_email" => "glaucilene.vasconcelos@gm"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20527
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2931
    "inscrito_id" => 3824
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS MONITORES DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO"
    "resumo" => "O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos alunos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação dos acadêmicos, sendo uma prática bastante utilizada no meio acadêmico. Nessa perspectiva a monitoria é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem e promove a preparação para a formação docente, sendo esta uma experiência oportunizada aos graduandos, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, objetiva-se investigar a concepção dos monitores dos anos 2011 a 2016 das disciplinas de Biologia Celular e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da FACEDI acerca da importância da monitoria para a construção do ensino-aprendizado imerso do meio acadêmico. Para a concretização deste trabalho, foi delineada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado a Análise de Conteúdo, para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos, com o questionário de perguntas subjetivas, aplicado aos monitores das disciplinas em questão. Com isso, de acordo dos resultados obtidos, a partir das respostas dadas as indagações feitas, mostram que os monitores tiveram grande aproveitamento de sua vigência de monitoria, visto que eles conseguiram perceber o papel que a monitoria constituiu em sua vida acadêmica, o que os possibilitou a uma visão mais ampla da docência, além de os ajudarem na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências e que os fizeram aperfeiçoar a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, BIOLOGIA CELULAR, BIOQUÍMICA, FACEDI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3824_17082016201357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "GLAUCILENE"
    "autor_email" => "glaucilene.vasconcelos@gm"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos alunos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação dos acadêmicos, sendo uma prática bastante utilizada no meio acadêmico. Nessa perspectiva a monitoria é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem e promove a preparação para a formação docente, sendo esta uma experiência oportunizada aos graduandos, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, objetiva-se investigar a concepção dos monitores dos anos 2011 a 2016 das disciplinas de Biologia Celular e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da FACEDI acerca da importância da monitoria para a construção do ensino-aprendizado imerso do meio acadêmico. Para a concretização deste trabalho, foi delineada uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado a Análise de Conteúdo, para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos, com o questionário de perguntas subjetivas, aplicado aos monitores das disciplinas em questão. Com isso, de acordo dos resultados obtidos, a partir das respostas dadas as indagações feitas, mostram que os monitores tiveram grande aproveitamento de sua vigência de monitoria, visto que eles conseguiram perceber o papel que a monitoria constituiu em sua vida acadêmica, o que os possibilitou a uma visão mais ampla da docência, além de os ajudarem na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências e que os fizeram aperfeiçoar a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.