Tomando como objeto o repertório de leitura e escrita das crianças do campo e a experimentação dos processos de ensino, revelados na condição de aprendizagem. O estudo é fruto da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID), Pedagogia – CAA-UFPE em 2015. Objetivando apresentar à experiência dos iniciantes a docência, com crianças de baixo repertório de leitura e escrita e a experimentação dos processos de ensino, revelados em aprendizagem, ressignificada. Referenciadas em Silva (2010) para tratar da formação de professores/as; Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro (1999) e Koch e Elias (2012), para discutir leitura, escrita e suas significações; além de Ribeiro (2012), Molina e Sá (2012) para tratar da educação rural, do campo e da escola. Metodologicamente trabalhamos a abordagem colaborativa. A intervenção se desenvolveu com estratégias diversificadas, focadas no lúdico e balizadas pelas necessidades das crianças. Os sujeitos são vinte crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e dez professores/as iniciantes. As sessões semanais com as crianças e professores/as foram de três horas cada e envolveram regras de convivência, a vivência de dinâmicas para tratar as relações, atividades de intervenção com foco nas potencialidades dos sujeitos. Os resultados mostram avanços no repertório de leitura e escrita. As crianças e os/as professores/as, ao passarem pela experimentação de processos de ensino, que ressignificados, se revelaram em aprendizagens, se tornaram protagonistas. E os/as professores/as iniciantes se reconheceram como profissionais que, diante do desafio posto, conseguiram coletivamente experimentar possibilidades de intervenção com resultados bem sucedidos.