Em tempos de crise política, econômica e social a democracia costuma ser pauta nas discussões acadêmicas. O regime democrático, adotado na maioria dos países, pressupõe o exercício da cidadania por meio da escolha livre e consciente de representantes que decidirão em nome daqueles eleitos para o exercício do cargo. As decisões devem ser pautadas no bem comum e não em interesses particulares. Buscamos discutir por meio de uma revisão bibliográfica “Como a educação pode possibilitar o exercício da cidadania e da democracia?”. A compreensão da democracia e cidadania será feita mediante o resgate histórico e conceitual que ajudará a compreender as conquistas, os limites e as possibilidades vivenciadas na sociedade contemporânea. A temática revela-se importante e pertinente uma vez que a educação pode ser um instrumento social para a formação do cidadão participativo e catalizador de mudanças. Pensar uma educação que tenha como mote a reflexão crítica sobre a sociedade e que instiguem os sujeitos na luta pela conquista de direitos, pode ser meio para a emancipação e vivencia democrática. Como resultado entendemos a educação como meio para a libertação do oprimido, constituindo-se de um fenômeno dinâmico para além do currículo formal, com a função de conscientizar, dar voz e dignidade ao educando. Nessa perspectiva o aluno é parte do processo de construção do saber partindo de suas próprias experiências, saindo do papel de expectador e assumindo uma função ativa em sua formação. Com essa prática as pessoas, no processo, se constituirão cidadãos que assumirão papeis ativos e defensores da democracia.