O estudo aqui desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa está voltado para a formação do professor e sua influência no ensino e aprendizagem dos estudantes jovens e adultos. Tendo como principal objetivo conhecer e analisar quais saberes que os professores adquiriram em sua trajetória e a influência dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem na educação de Jovens e Adultos. Portanto o presente artigo aponta como categorias centrais: a formação do professor e sua relevância no ensino, a educação popular que expressa à ideologia configurada no sistema educacional brasileiro e na educação de jovens e adultos um reflexo de exclusão e falta de políticas educacionais voltadas para a área. A pesquisa de campo foi conduzida com oito docentes que lecionam a EJA, através da aplicação de uma entrevista semiestruturada aos docentes dessa modalidade de ensino. A análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso a partir de formações discursivas. Os resultados evidenciaram a falta de formação profissional específica dos docentes para trabalhar com a EJA, bem como a necessidade de uma política educacional voltada para essa modalidade de ensino, visto que, apesar de a maioria dos professores recorrerem aos diferentes saberes adquiridos em sua trajetória, a educação de jovens e adultos, ainda expressa um reflexo de exclusão e ideologia apresentando bastante dificuldade para a efetivação de um ensino e aprendizagem sólido e gratificante para os que nele frequentam, apontando uma fragilidade em sua estrutura funcional e organizacional, uma vez que não encontramos propostas educacionais estruturadas para a especificidade que a EJA apresenta.