Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições dos brinquedos em um contexto da Educação Infantil em um Centro Educativo no Município de Parintins-Amazonas. Para a realização deste trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa e o método de abordagem foi o do tipo etnográfico que proporciona ao pesquisador uma maior aproximação com os sujeitos da pesquisa. Para fundamentação utilizamos autores, como: Brougére (2010), Azevedo (2010), Kishimoto (2010), Corsaro (2005), Silva et. a.l (2005) e outros. Os sujeitos da pesquisa são 13 crianças com idade entre 04 a 05 anos do 1º período da Educação Infantil e a professora da turma. Para que a pesquisa fosse realizada de forma satisfatória, pedimos a autorização dos pais e das crianças para utilizar as fotos e os depoimentos nesse trabalho. Percebe-se que o brinquedo contribui de forma expressiva para a socialização das crianças na Educação Infantil, uma vez que brincando as crianças estabelecem relações, interagindo na sala de aula e aprendendo a trabalhar em grupo. Portanto, conclui-se que no ato de brincar com os brinquedos as crianças colocam em prática o brincando e o socializando, desenvolvendo diversas habilidades que são importantes para o seu pleno desenvolvimento.