A água detém um papel primordial para manutenção da vida no mundo. Esse tema transversal deve ser utilizado em sala de aula e em todo contexto educacional, mediando desde a ética até a formação de cidadãos. Este trabalho tem como objetivo, conscientizar sobre a presença da água nos diversos âmbitos existenciais, promovendo formas de conservação e sustentabilidade da água, permitindo debates e uma maior interação entre os alunos. A realização deste trabalho deu-se na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Professor Lordão, localizada em Picuí-PB, com turmas do ensino médio e promovido pelo subprojeto PIBID/QUÍMICA da Universidade Federal de Campina Grande. As atividades foram distribuídas em várias etapas até a construção dos cordéis, sendo estes confeccionados pelos próprios estudantes. Os resultados representaram uma grande relevância para o ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento de cada aluno, desenvolvendo as suas habilidades e os levando a motivação, além de uma grande interação entre todos que participaram do projeto. Constatou-se a importância de atividades como essa – cordéis –para o crescimento da formação de cidadania do alunado, sobretudo no que se refere ao papel desempenhado pela água na sociedade.