A ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM QUESTÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19639 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3507 "inscrito_id" => 10977 "titulo" => "A ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM QUESTÃO" "resumo" => "Resumo: A aceleração contemporânea é um momento culminante na história, pois está sempre se criando o novo em todos os aspectos históricos, culturais, sociais e do próprio espaço geográfico. O período técnico-científico-informacional, que vem tomando corpus desde a década de 1990, vem tomando aqui e ali mudanças significativas, e na educação, com o processo de ensino-aprendizado, principalmente em Geografia não é diferente. Propõe-se discutir a educação a partir das transformações impostas no mundo atual, levando em questão o ensino de geografia, neste atual período, a interdisciplinaridade, a escola, e a formação do docente. As contribuições teóricas a partir de Cavalcanti (1998, 2012), Santos (2012a, 2012b), (Vesentini; Callai, 2015), Libâneo (1994), além de outros teóricos, foram imprescindíveis para a discussão deste trabalho. Este trabalho, é fruto também da nossa formação e das nossas experiências em sala de aula, dedicados há anos ao trabalho docente no ensino de Geografia, como também das nossas pesquisas no programa de Pós-Graduação em ensino, e que cada vez mais, vemos a necessidade de mudança de paradigma, quando se trata cada vez mais, da renovação e inovação de uma disciplina em sala de aula, em busca cada vez mais da construção epistemológica do conhecimento, frente às novas mudanças e à realidade em torno do mundo. Diante de uma discussão teórica em torno do ensino, somos levados a pensar e discutir o papel da Geografia frente a sala de aula e o mundo em que vivemos, isto é, o Espaço Geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10977_19082016165635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO RINGOSTAR PINTO" "autor_nome_curto" => "RINGO STAR" "autor_email" => "geografo.pesquisa@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19639 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3507 "inscrito_id" => 10977 "titulo" => "A ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM QUESTÃO" "resumo" => "Resumo: A aceleração contemporânea é um momento culminante na história, pois está sempre se criando o novo em todos os aspectos históricos, culturais, sociais e do próprio espaço geográfico. O período técnico-científico-informacional, que vem tomando corpus desde a década de 1990, vem tomando aqui e ali mudanças significativas, e na educação, com o processo de ensino-aprendizado, principalmente em Geografia não é diferente. Propõe-se discutir a educação a partir das transformações impostas no mundo atual, levando em questão o ensino de geografia, neste atual período, a interdisciplinaridade, a escola, e a formação do docente. As contribuições teóricas a partir de Cavalcanti (1998, 2012), Santos (2012a, 2012b), (Vesentini; Callai, 2015), Libâneo (1994), além de outros teóricos, foram imprescindíveis para a discussão deste trabalho. Este trabalho, é fruto também da nossa formação e das nossas experiências em sala de aula, dedicados há anos ao trabalho docente no ensino de Geografia, como também das nossas pesquisas no programa de Pós-Graduação em ensino, e que cada vez mais, vemos a necessidade de mudança de paradigma, quando se trata cada vez mais, da renovação e inovação de uma disciplina em sala de aula, em busca cada vez mais da construção epistemológica do conhecimento, frente às novas mudanças e à realidade em torno do mundo. Diante de uma discussão teórica em torno do ensino, somos levados a pensar e discutir o papel da Geografia frente a sala de aula e o mundo em que vivemos, isto é, o Espaço Geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10977_19082016165635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO RINGOSTAR PINTO" "autor_nome_curto" => "RINGO STAR" "autor_email" => "geografo.pesquisa@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }