PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO FAZER EDUCAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22004 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3678 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO FAZER EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este é resultado da intervenção socioescolar realizada em uma escola pública da rede municipal de Extremoz/RN. Tem como objetivo promover reflexões sobre a leitura em sala de aula. Destacamos a leitura no ensino fundamental e a contribuição dos vários atores sociais nesse processo. Ressaltamos a importância das práticas diferenciadas para o envolvimento dos alunos nas ações com leitura. Para tanto, está sob a luz dos pressupostos teóricos de Freire (1998), Zilberman (2004), PCN´s (2001), Rameh; Araújo (2006) entre outros, que discutem o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos frente a leitura. Concluímos que a aquisição da leitura depende dos contextos nos quais as crianças estão inseridas e dos “mecanismos” que serão utilizados para estimulá-los, permitido assim, a construção de conhecimentos e a formação de leitores autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCOLA, LEITURA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID228_19082016235801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBERSON CORDEIRO DE MOURA" "autor_nome_curto" => "CLEBERSON" "autor_email" => "clebersonpsicopedagogo@gm" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE COSTA E SILVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22004 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3678 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO FAZER EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este é resultado da intervenção socioescolar realizada em uma escola pública da rede municipal de Extremoz/RN. Tem como objetivo promover reflexões sobre a leitura em sala de aula. Destacamos a leitura no ensino fundamental e a contribuição dos vários atores sociais nesse processo. Ressaltamos a importância das práticas diferenciadas para o envolvimento dos alunos nas ações com leitura. Para tanto, está sob a luz dos pressupostos teóricos de Freire (1998), Zilberman (2004), PCN´s (2001), Rameh; Araújo (2006) entre outros, que discutem o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos frente a leitura. Concluímos que a aquisição da leitura depende dos contextos nos quais as crianças estão inseridas e dos “mecanismos” que serão utilizados para estimulá-los, permitido assim, a construção de conhecimentos e a formação de leitores autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCOLA, LEITURA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID228_19082016235801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBERSON CORDEIRO DE MOURA" "autor_nome_curto" => "CLEBERSON" "autor_email" => "clebersonpsicopedagogo@gm" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE COSTA E SILVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }