O presente estudo está inserido na temática da História das Mulheres no Brasil. O objetivo geral deste trabalho é analisar a trajetória de vida da professora Alice de Azevedo Monteiro, em consonância com sua participação ativa nos meios sociais e educacionais da Paraíba. A finalidade desta pesquisa é levantar fontes que nos façam rememorar a história de mulheres e educadoras que viveram Paraíba durante o século XX, contribuindo para a história da educação brasileira. Do mesmo modo, este estudo está centrado na modalidade de uma pesquisa documental e bibliográfica. Nessa perspectiva, o foco deste trabalho é prestigiar a trajetória de vida da educadora Alice de Azevedo Monteiro abordando elementos para o debate histórico, com enfoque na atuação educacional, social e política na década de 1930 no Brasil e na Paraíba. Nessa perspectiva, o trabalho se embasa pelo aporte teórico da Nova História Cultural. Perspectiva histórica no campo da cultura que nos remete à história vista por outro ângulo, uma história feita por homens e mulheres comuns acerca de suas representações sociais. Assim como Roger Chartier, a tendência deste estudo é intensificar a proposição de que a história não se constrói apenas pelos grandes heróis, mas também por indivíduos comuns que fizeram e continuam fazendo parte do processo de avanços e conquistas da humanidade. Uma crítica análise biográfica revela que Alice de Azevedo Monteiro teve participação significativa na educação paraibana no que se refere às práticas políticas e educativas propagados pela sua ideologia em apoio a Associação Paraibana pelo Progresso Feminino.