Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUIMICANDO NAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, REAÇÕES QUÍMICAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22103
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2426
    "inscrito_id" => 3179
    "titulo" => "QUIMICANDO NAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como intuito expor que o ensino de química pode ser transmitido com o auxílio de novas metodologias. Dentre as diversas propostas existentes na literatura, os jogos didáticos possibilitam a construção do conhecimento de forma prazerosa e interessante, proporcionando aos estudantes a motivação e o desejo em compreender e interpretar os conteúdos repassados pelo professor na sala de aula. Além de encontrar prazer e satisfação por estar compreendendo o assunto, o estudante se socializa e aprende, tendo uma maior interação entre os discentes e o docente. As atividades foram desenvolvidas, através de intervenções realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPE – Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina/PE. A atividade constitui-se em quatro etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem; Explanação e contextualização do conteúdo (discursos abertos para os alunos); Construção do jogo e aplicação; e avaliação do jogo. O presente trabalho de caráter qualitativo e quantitativo teve como população amostral duas turmas do primeiro ano do ensino médio A aplicação do jogo didático “Quimicando nas Reações Químicas” tem como objetivo complementar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas Inorgânicas. Ao discorrer da atividade, verificou-se um grande interesse dos educandos em participar, competir, cooperar com o grupo e com os demais colegas da sala de aula e principalmente compreender e aprender o que estava sendo proposto. Para obtenção dos dados foi aplicado um pré-teste, um questionário de caráter quantitativo e qualitativo e um teste final, em que se percebeu que os discentes aperfeiçoaram mais seus conhecimentos do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, REAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3179_16082016222826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA"
    "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22103
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2426
    "inscrito_id" => 3179
    "titulo" => "QUIMICANDO NAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como intuito expor que o ensino de química pode ser transmitido com o auxílio de novas metodologias. Dentre as diversas propostas existentes na literatura, os jogos didáticos possibilitam a construção do conhecimento de forma prazerosa e interessante, proporcionando aos estudantes a motivação e o desejo em compreender e interpretar os conteúdos repassados pelo professor na sala de aula. Além de encontrar prazer e satisfação por estar compreendendo o assunto, o estudante se socializa e aprende, tendo uma maior interação entre os discentes e o docente. As atividades foram desenvolvidas, através de intervenções realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPE – Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina/PE. A atividade constitui-se em quatro etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem; Explanação e contextualização do conteúdo (discursos abertos para os alunos); Construção do jogo e aplicação; e avaliação do jogo. O presente trabalho de caráter qualitativo e quantitativo teve como população amostral duas turmas do primeiro ano do ensino médio A aplicação do jogo didático “Quimicando nas Reações Químicas” tem como objetivo complementar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas Inorgânicas. Ao discorrer da atividade, verificou-se um grande interesse dos educandos em participar, competir, cooperar com o grupo e com os demais colegas da sala de aula e principalmente compreender e aprender o que estava sendo proposto. Para obtenção dos dados foi aplicado um pré-teste, um questionário de caráter quantitativo e qualitativo e um teste final, em que se percebeu que os discentes aperfeiçoaram mais seus conhecimentos do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, REAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3179_16082016222826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA"
    "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como intuito expor que o ensino de química pode ser transmitido com o auxílio de novas metodologias. Dentre as diversas propostas existentes na literatura, os jogos didáticos possibilitam a construção do conhecimento de forma prazerosa e interessante, proporcionando aos estudantes a motivação e o desejo em compreender e interpretar os conteúdos repassados pelo professor na sala de aula. Além de encontrar prazer e satisfação por estar compreendendo o assunto, o estudante se socializa e aprende, tendo uma maior interação entre os discentes e o docente. As atividades foram desenvolvidas, através de intervenções realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPE – Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina/PE. A atividade constitui-se em quatro etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem; Explanação e contextualização do conteúdo (discursos abertos para os alunos); Construção do jogo e aplicação; e avaliação do jogo. O presente trabalho de caráter qualitativo e quantitativo teve como população amostral duas turmas do primeiro ano do ensino médio A aplicação do jogo didático “Quimicando nas Reações Químicas” tem como objetivo complementar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas Inorgânicas. Ao discorrer da atividade, verificou-se um grande interesse dos educandos em participar, competir, cooperar com o grupo e com os demais colegas da sala de aula e principalmente compreender e aprender o que estava sendo proposto. Para obtenção dos dados foi aplicado um pré-teste, um questionário de caráter quantitativo e qualitativo e um teste final, em que se percebeu que os discentes aperfeiçoaram mais seus conhecimentos do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.