QUIMICANDO NAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22103 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2426 "inscrito_id" => 3179 "titulo" => "QUIMICANDO NAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA" "resumo" => "Este trabalho tem como intuito expor que o ensino de química pode ser transmitido com o auxílio de novas metodologias. Dentre as diversas propostas existentes na literatura, os jogos didáticos possibilitam a construção do conhecimento de forma prazerosa e interessante, proporcionando aos estudantes a motivação e o desejo em compreender e interpretar os conteúdos repassados pelo professor na sala de aula. Além de encontrar prazer e satisfação por estar compreendendo o assunto, o estudante se socializa e aprende, tendo uma maior interação entre os discentes e o docente. As atividades foram desenvolvidas, através de intervenções realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPE – Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina/PE. A atividade constitui-se em quatro etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem; Explanação e contextualização do conteúdo (discursos abertos para os alunos); Construção do jogo e aplicação; e avaliação do jogo. O presente trabalho de caráter qualitativo e quantitativo teve como população amostral duas turmas do primeiro ano do ensino médio A aplicação do jogo didático “Quimicando nas Reações Químicas” tem como objetivo complementar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas Inorgânicas. Ao discorrer da atividade, verificou-se um grande interesse dos educandos em participar, competir, cooperar com o grupo e com os demais colegas da sala de aula e principalmente compreender e aprender o que estava sendo proposto. Para obtenção dos dados foi aplicado um pré-teste, um questionário de caráter quantitativo e qualitativo e um teste final, em que se percebeu que os discentes aperfeiçoaram mais seus conhecimentos do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, REAÇÕES QUÍMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3179_16082016222826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA" "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22103 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2426 "inscrito_id" => 3179 "titulo" => "QUIMICANDO NAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA INORGÂNICA" "resumo" => "Este trabalho tem como intuito expor que o ensino de química pode ser transmitido com o auxílio de novas metodologias. Dentre as diversas propostas existentes na literatura, os jogos didáticos possibilitam a construção do conhecimento de forma prazerosa e interessante, proporcionando aos estudantes a motivação e o desejo em compreender e interpretar os conteúdos repassados pelo professor na sala de aula. Além de encontrar prazer e satisfação por estar compreendendo o assunto, o estudante se socializa e aprende, tendo uma maior interação entre os discentes e o docente. As atividades foram desenvolvidas, através de intervenções realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPE – Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina/PE. A atividade constitui-se em quatro etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem; Explanação e contextualização do conteúdo (discursos abertos para os alunos); Construção do jogo e aplicação; e avaliação do jogo. O presente trabalho de caráter qualitativo e quantitativo teve como população amostral duas turmas do primeiro ano do ensino médio A aplicação do jogo didático “Quimicando nas Reações Químicas” tem como objetivo complementar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas Inorgânicas. Ao discorrer da atividade, verificou-se um grande interesse dos educandos em participar, competir, cooperar com o grupo e com os demais colegas da sala de aula e principalmente compreender e aprender o que estava sendo proposto. Para obtenção dos dados foi aplicado um pré-teste, um questionário de caráter quantitativo e qualitativo e um teste final, em que se percebeu que os discentes aperfeiçoaram mais seus conhecimentos do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, REAÇÕES QUÍMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3179_16082016222826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLYANE RAISSA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILLYANE RAISSA" "autor_email" => "lillyane_raissa@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }