Este trabalho tem como intuito expor que o ensino de química pode ser transmitido com o auxílio de novas metodologias. Dentre as diversas propostas existentes na literatura, os jogos didáticos possibilitam a construção do conhecimento de forma prazerosa e interessante, proporcionando aos estudantes a motivação e o desejo em compreender e interpretar os conteúdos repassados pelo professor na sala de aula. Além de encontrar prazer e satisfação por estar compreendendo o assunto, o estudante se socializa e aprende, tendo uma maior interação entre os discentes e o docente. As atividades foram desenvolvidas, através de intervenções realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPE – Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina/PE. A atividade constitui-se em quatro etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem; Explanação e contextualização do conteúdo (discursos abertos para os alunos); Construção do jogo e aplicação; e avaliação do jogo. O presente trabalho de caráter qualitativo e quantitativo teve como população amostral duas turmas do primeiro ano do ensino médio A aplicação do jogo didático “Quimicando nas Reações Químicas” tem como objetivo complementar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas Inorgânicas. Ao discorrer da atividade, verificou-se um grande interesse dos educandos em participar, competir, cooperar com o grupo e com os demais colegas da sala de aula e principalmente compreender e aprender o que estava sendo proposto. Para obtenção dos dados foi aplicado um pré-teste, um questionário de caráter quantitativo e qualitativo e um teste final, em que se percebeu que os discentes aperfeiçoaram mais seus conhecimentos do conteúdo.