A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS – SALVADOR-BA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19886 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 9178 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS – SALVADOR-BA" "resumo" => "O presente artigo trata-se de uma proposta de intervenção com os alunos da Escola Municipal Governador Roberto Santos da cidade de Salvador (BA). Faz-se uma análise reflexiva acerca da produção textual com os alunos do 5º ano B da referida escola, considerando alguns aspectos de construção e reconstrução da competência escrita, a partir de reflexões e do posicionamento crítico do professor, no decorrer de sua prática pedagógica no cotidiano escolar. Demonstrou que o objetivo é analisar algumas práticas de escrita como uma forma de inserção social, possibilitando a formação de cidadãos cônscios de seu poder transformador na sociedade, por meio de intervenções ancoradas no Projeto guarda-chuva “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, o qual faz parte do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (GEOTEC/UNEB). O projeto traz um processo reflexivo do sujeito por meio da Educação Científica, Geotecnologias, memória e compreensão do lugar e espaço embasados no cotidiano do sujeito Procuramos por meio da coletividade despertar nos educandos esse olhar critico e reflexivo sobre qual o papel nesse processo ?E de que forma tais produções venham para contribuir coletivamente sobre esse caminhar de construções e transformações. Dessa forma acaba tornando se essencial que em seu cotidiano a escola não deve reter seus olhares apenas com os conteúdos curriculares deslocados da conjuntura social, deve também estar atenta para a democratização e o desenvolvimento cultural e social do individuo em todos os seus aspectos pedagógico, de forma que o professor passe a proporcionar constantemente aos participes, ou seja, aos educandos a possibilidades de estruturação de seus olhares de forma crítica e/ou reflexiva em torno das questões sociais. E assim, as aulas de produção textual, venham como suporte para a descoberta coletiva de alunos escritores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, PROFESSORES, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9178_12082016220937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA ALMEIDA MOURA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOURA" "autor_email" => "patricia_mouraa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19886 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 9178 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO COTIDIANO ESCOLAR: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS – SALVADOR-BA" "resumo" => "O presente artigo trata-se de uma proposta de intervenção com os alunos da Escola Municipal Governador Roberto Santos da cidade de Salvador (BA). Faz-se uma análise reflexiva acerca da produção textual com os alunos do 5º ano B da referida escola, considerando alguns aspectos de construção e reconstrução da competência escrita, a partir de reflexões e do posicionamento crítico do professor, no decorrer de sua prática pedagógica no cotidiano escolar. Demonstrou que o objetivo é analisar algumas práticas de escrita como uma forma de inserção social, possibilitando a formação de cidadãos cônscios de seu poder transformador na sociedade, por meio de intervenções ancoradas no Projeto guarda-chuva “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, o qual faz parte do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (GEOTEC/UNEB). O projeto traz um processo reflexivo do sujeito por meio da Educação Científica, Geotecnologias, memória e compreensão do lugar e espaço embasados no cotidiano do sujeito Procuramos por meio da coletividade despertar nos educandos esse olhar critico e reflexivo sobre qual o papel nesse processo ?E de que forma tais produções venham para contribuir coletivamente sobre esse caminhar de construções e transformações. Dessa forma acaba tornando se essencial que em seu cotidiano a escola não deve reter seus olhares apenas com os conteúdos curriculares deslocados da conjuntura social, deve também estar atenta para a democratização e o desenvolvimento cultural e social do individuo em todos os seus aspectos pedagógico, de forma que o professor passe a proporcionar constantemente aos participes, ou seja, aos educandos a possibilidades de estruturação de seus olhares de forma crítica e/ou reflexiva em torno das questões sociais. E assim, as aulas de produção textual, venham como suporte para a descoberta coletiva de alunos escritores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, PROFESSORES, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9178_12082016220937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA ALMEIDA MOURA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOURA" "autor_email" => "patricia_mouraa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }