SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22239 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 10318 "titulo" => "SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O presente artigo versa sobre a relevância da formação social, política, cultural, pedagógica e epistemológica do professor que atua no Ensino Superior, na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender suas ações e práticas pedagógicas. Para tanto, trazemos à discussão alguns aspectos importantes sobre a construção dos saberes do professor no Ensino Superior, seja na modalidade presencial ou na modalidade a distância, além das noções e conceitos primordiais referentes ao assunto em questão, tais como Educação, Ensino Superior e os modelos de Universidade no Brasil. O estudo se faz relevante na medida em que a sociedade enfrenta mudanças de ordem social, do conhecimento e de tecnologia, e, dessa forma, o Ensino Superior na modalidade presencial ou na modalidade a distância necessita ser repensado com novos paradigmas educacionais, com novas propostas pedagógicas e novas práticas educativas. No decorrer do artigo pretende-se dialogar sobre alguns questionamentos que se fazem presentes no cotidiano da prática profissional, tais como: Quais são os saberes necessários para a docência no Ensino Superior? Os saberes estão presentes na formação inicial do professor? Quais são os momentos históricos de docência na universidade no Brasil? Esclarece-se que o tema em questão foi discorrido e também dialogado como parte de um dos capítulos da tese de doutoramento em Educação da autora defendida em 2015, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em São Paulo, capital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10318_14082016210617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA BARRAGAN MORAES TOLEDO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TOLEDO" "autor_email" => "cristmarr2013@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22239 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 10318 "titulo" => "SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O presente artigo versa sobre a relevância da formação social, política, cultural, pedagógica e epistemológica do professor que atua no Ensino Superior, na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender suas ações e práticas pedagógicas. Para tanto, trazemos à discussão alguns aspectos importantes sobre a construção dos saberes do professor no Ensino Superior, seja na modalidade presencial ou na modalidade a distância, além das noções e conceitos primordiais referentes ao assunto em questão, tais como Educação, Ensino Superior e os modelos de Universidade no Brasil. O estudo se faz relevante na medida em que a sociedade enfrenta mudanças de ordem social, do conhecimento e de tecnologia, e, dessa forma, o Ensino Superior na modalidade presencial ou na modalidade a distância necessita ser repensado com novos paradigmas educacionais, com novas propostas pedagógicas e novas práticas educativas. No decorrer do artigo pretende-se dialogar sobre alguns questionamentos que se fazem presentes no cotidiano da prática profissional, tais como: Quais são os saberes necessários para a docência no Ensino Superior? Os saberes estão presentes na formação inicial do professor? Quais são os momentos históricos de docência na universidade no Brasil? Esclarece-se que o tema em questão foi discorrido e também dialogado como parte de um dos capítulos da tese de doutoramento em Educação da autora defendida em 2015, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em São Paulo, capital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10318_14082016210617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA BARRAGAN MORAES TOLEDO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TOLEDO" "autor_email" => "cristmarr2013@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }