O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19609 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho está vinculado ao Grupo de pesquisa: Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE), na linha ESCOLA, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS e foi realizado junto a alunos do curso de Pedagogia a Distancia da UFRN, no componente curricular Estágio Supervisionado I – Organização e Gestão dos Processos Educativos, no semestre letivo 2014.2. Os interesses da pesquisa versaram em saber quais seriam as dificuldades mais presentes, enfrentadas pelos alunos nesta vivência e que ações eles mesmos desenvolveram, no sentido de possibilitar o cumprimento desta etapa da própria formação. Nossa abordagem foi qualitativa, compreendendo-a como um estudo de caso, por analisarmos a primeira vivência da supervisão e orientação do Estagio Supervisionado em quatro polos: Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Nova Cruz, no Estado do Rio Grande do Norte. Nosso percurso foi marcado pela aplicação de questionário on line, via ambiente virtual. Vimos que nesta modalidade, é preciso compreender a relação entre os sujeitos do processo: alunos, professores, tutores a distância e presenciais e a forma como as informações chegam e circulam entre eles nos ambientes virtuais e que precisam criar e saber utilizar os meios existentes para despertar no aluno sua curiosidade, criatividade e pro atividade no sentido de resolver os problemas próprios de cada situação vivenciada e contribuir para a superação da passividade e a evolução de sua autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, GESTÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID405_10062016092033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "CHRISMEDEIROS2008@OUTLOOK" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19609 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho está vinculado ao Grupo de pesquisa: Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE), na linha ESCOLA, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS e foi realizado junto a alunos do curso de Pedagogia a Distancia da UFRN, no componente curricular Estágio Supervisionado I – Organização e Gestão dos Processos Educativos, no semestre letivo 2014.2. Os interesses da pesquisa versaram em saber quais seriam as dificuldades mais presentes, enfrentadas pelos alunos nesta vivência e que ações eles mesmos desenvolveram, no sentido de possibilitar o cumprimento desta etapa da própria formação. Nossa abordagem foi qualitativa, compreendendo-a como um estudo de caso, por analisarmos a primeira vivência da supervisão e orientação do Estagio Supervisionado em quatro polos: Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Nova Cruz, no Estado do Rio Grande do Norte. Nosso percurso foi marcado pela aplicação de questionário on line, via ambiente virtual. Vimos que nesta modalidade, é preciso compreender a relação entre os sujeitos do processo: alunos, professores, tutores a distância e presenciais e a forma como as informações chegam e circulam entre eles nos ambientes virtuais e que precisam criar e saber utilizar os meios existentes para despertar no aluno sua curiosidade, criatividade e pro atividade no sentido de resolver os problemas próprios de cada situação vivenciada e contribuir para a superação da passividade e a evolução de sua autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, GESTÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID405_10062016092033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "CHRISMEDEIROS2008@OUTLOOK" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }