As reuniões científicas surgiram da necessidade de comunicação entre os cientistas, a qual se dava através de cartas e da participação em reuniões científicas, com o propósito de se conhecer as atividades que estavam sendo desenvolvidas em sua área de pesquisa. Foi com este objetivo que investigou-se através de um questionário o percentual de envolvimento dos licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFMA Campus Zé Doca, em atividades extracurriculares. Logo, averiguou-se que a participação dos licenciandos em atividades extraclasse é bem satisfatória, uma vez que (70%) dos entrevistados afirmaram ter participado de algum evento cientifico. Porém, foi constado que 50% participaram apenas como ouvintes. Perguntados sobre a importância das atividades, a maioria dos estudantes entrevistados atribuíram valor à participação em eventos científicos, já que 74% indicaram que é “muito importante”. Quanto aos não participantes, verifica-se alguns fatores como, ausência de oportunidades, indisponibilidade, distância, falta de divulgação como fatores influentes na não participação em tais atividades. No tocante ao aprendizado destacou-se o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento acadêmico/profissional e o conhecimento científico. Diante dos dados observa-se que o comparecimento em eventos, constitui um mecanismo que ajuda os discentes a construírem e atualizarem um legado de conhecimentos que contribuí para uma formação mais sólida e segura na sociedade. Assim, pode-se dizer que os eventos científicos contribuem para o desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes, devendo haver um maior envolvimento nestes, que servirá como complemento às atividades acadêmicas e ao conhecimento adquirido em sala de aula