A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM EVENTOS CIENTÍFICOS PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19884 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 2844 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM EVENTOS CIENTÍFICOS PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "As reuniões científicas surgiram da necessidade de comunicação entre os cientistas, a qual se dava através de cartas e da participação em reuniões científicas, com o propósito de se conhecer as atividades que estavam sendo desenvolvidas em sua área de pesquisa. Foi com este objetivo que investigou-se através de um questionário o percentual de envolvimento dos licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFMA Campus Zé Doca, em atividades extracurriculares. Logo, averiguou-se que a participação dos licenciandos em atividades extraclasse é bem satisfatória, uma vez que (70%) dos entrevistados afirmaram ter participado de algum evento cientifico. Porém, foi constado que 50% participaram apenas como ouvintes. Perguntados sobre a importância das atividades, a maioria dos estudantes entrevistados atribuíram valor à participação em eventos científicos, já que 74% indicaram que é “muito importante”. Quanto aos não participantes, verifica-se alguns fatores como, ausência de oportunidades, indisponibilidade, distância, falta de divulgação como fatores influentes na não participação em tais atividades. No tocante ao aprendizado destacou-se o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento acadêmico/profissional e o conhecimento científico. Diante dos dados observa-se que o comparecimento em eventos, constitui um mecanismo que ajuda os discentes a construírem e atualizarem um legado de conhecimentos que contribuí para uma formação mais sólida e segura na sociedade. Assim, pode-se dizer que os eventos científicos contribuem para o desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes, devendo haver um maior envolvimento nestes, que servirá como complemento às atividades acadêmicas e ao conhecimento adquirido em sala de aula" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EVENTOS CIENTÍFICOS, FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID2844_15082016151347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCELIR DE LIMA FIGUEREDO" "autor_nome_curto" => "JUCELIR FIGUERE" "autor_email" => "jucelir.figueredo@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19884 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 2844 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM EVENTOS CIENTÍFICOS PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "As reuniões científicas surgiram da necessidade de comunicação entre os cientistas, a qual se dava através de cartas e da participação em reuniões científicas, com o propósito de se conhecer as atividades que estavam sendo desenvolvidas em sua área de pesquisa. Foi com este objetivo que investigou-se através de um questionário o percentual de envolvimento dos licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFMA Campus Zé Doca, em atividades extracurriculares. Logo, averiguou-se que a participação dos licenciandos em atividades extraclasse é bem satisfatória, uma vez que (70%) dos entrevistados afirmaram ter participado de algum evento cientifico. Porém, foi constado que 50% participaram apenas como ouvintes. Perguntados sobre a importância das atividades, a maioria dos estudantes entrevistados atribuíram valor à participação em eventos científicos, já que 74% indicaram que é “muito importante”. Quanto aos não participantes, verifica-se alguns fatores como, ausência de oportunidades, indisponibilidade, distância, falta de divulgação como fatores influentes na não participação em tais atividades. No tocante ao aprendizado destacou-se o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento acadêmico/profissional e o conhecimento científico. Diante dos dados observa-se que o comparecimento em eventos, constitui um mecanismo que ajuda os discentes a construírem e atualizarem um legado de conhecimentos que contribuí para uma formação mais sólida e segura na sociedade. Assim, pode-se dizer que os eventos científicos contribuem para o desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes, devendo haver um maior envolvimento nestes, que servirá como complemento às atividades acadêmicas e ao conhecimento adquirido em sala de aula" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EVENTOS CIENTÍFICOS, FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID2844_15082016151347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCELIR DE LIMA FIGUEREDO" "autor_nome_curto" => "JUCELIR FIGUERE" "autor_email" => "jucelir.figueredo@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }