A REVOLUÇÃO INVISÍVEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DO RN: A CONTRIBUIÇÃO DO POLO UAB SERTÃO DAS CARAUBEIRAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20084 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3075 "inscrito_id" => 4189 "titulo" => "A REVOLUÇÃO INVISÍVEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DO RN: A CONTRIBUIÇÃO DO POLO UAB SERTÃO DAS CARAUBEIRAS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a implantação do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil Sertão das Caraubeiras na cidade de Caraúbas, interior do estado do Rio Grande do Norte e seus desdobramentos para a formação e qualificação de profissionais, sobretudo na área da educação, como uma política pública. Dialogando diretamente com várias narrativas de alunos e tutores dos cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol; Tecnólogo em Gestão Ambiental e Especializações em Literatura e Ensino; Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar; Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e, Gestão Pública, ambos ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; Licenciaturas em Pedagogia e Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Licenciaturas em Matemática e Ciência da Computação, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA e Licenciatura em Letras Português, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Esse estudo de caso busca compreender o impacto que essa política pública de implantação e funcionamento dos Polos de Apoio Presencial UAB, com cursos na modalidade a distância e semipresenciais, trouxe à formação de centenas de pessoas que cursam ou cursaram na cidade de Caraúbas e região e que provavelmente não teriam conseguido sem essa nova dinâmica de ensino a distância pública e gratuita que chamamos aqui de Revolução Silenciosa. O estudo busca realizar uma leitura com base em depoimentos, pesquisa bibliográfica e outro dados que apresentam um impacto positivo na formação de educadores e os efeitos dessa formação em seu trabalho na comunidade em geral, de Caraúbas e região, dentro da modalidade a distância, especificamente no Polo de Apoio Presencial da UAB Sertão das Caraubeiras no RN. Sem deter-se somente a números e estatísticas, que demonstram um aumento de matrículas e cursos, através de quatro universidades desde a criação do Polo, o impacto percebido através dos depoimentos de alunos e tutores demonstra a importância e positividade da existência dos Polo UAB, bem como a necessidade de fortalece-los e ampliar sua presença de forma institucionalizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSORES, REVOLUÇÃO INVISÍVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4189_17082016233628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ROBERTO FERNANDES GURGEL" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosrfg@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO GURGEL / UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - POLO UAB SERTÃO DAS CARAUBEIRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20084 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3075 "inscrito_id" => 4189 "titulo" => "A REVOLUÇÃO INVISÍVEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DO RN: A CONTRIBUIÇÃO DO POLO UAB SERTÃO DAS CARAUBEIRAS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a implantação do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil Sertão das Caraubeiras na cidade de Caraúbas, interior do estado do Rio Grande do Norte e seus desdobramentos para a formação e qualificação de profissionais, sobretudo na área da educação, como uma política pública. Dialogando diretamente com várias narrativas de alunos e tutores dos cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol; Tecnólogo em Gestão Ambiental e Especializações em Literatura e Ensino; Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar; Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e, Gestão Pública, ambos ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; Licenciaturas em Pedagogia e Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Licenciaturas em Matemática e Ciência da Computação, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA e Licenciatura em Letras Português, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Esse estudo de caso busca compreender o impacto que essa política pública de implantação e funcionamento dos Polos de Apoio Presencial UAB, com cursos na modalidade a distância e semipresenciais, trouxe à formação de centenas de pessoas que cursam ou cursaram na cidade de Caraúbas e região e que provavelmente não teriam conseguido sem essa nova dinâmica de ensino a distância pública e gratuita que chamamos aqui de Revolução Silenciosa. O estudo busca realizar uma leitura com base em depoimentos, pesquisa bibliográfica e outro dados que apresentam um impacto positivo na formação de educadores e os efeitos dessa formação em seu trabalho na comunidade em geral, de Caraúbas e região, dentro da modalidade a distância, especificamente no Polo de Apoio Presencial da UAB Sertão das Caraubeiras no RN. Sem deter-se somente a números e estatísticas, que demonstram um aumento de matrículas e cursos, através de quatro universidades desde a criação do Polo, o impacto percebido através dos depoimentos de alunos e tutores demonstra a importância e positividade da existência dos Polo UAB, bem como a necessidade de fortalece-los e ampliar sua presença de forma institucionalizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSORES, REVOLUÇÃO INVISÍVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4189_17082016233628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ROBERTO FERNANDES GURGEL" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosrfg@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO GURGEL / UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - POLO UAB SERTÃO DAS CARAUBEIRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }