O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a implantação do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil Sertão das Caraubeiras na cidade de Caraúbas, interior do estado do Rio Grande do Norte e seus desdobramentos para a formação e qualificação de profissionais, sobretudo na área da educação, como uma política pública. Dialogando diretamente com várias narrativas de alunos e tutores dos cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol; Tecnólogo em Gestão Ambiental e Especializações em Literatura e Ensino; Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar; Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e, Gestão Pública, ambos ofertados pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; Licenciaturas em Pedagogia e Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Licenciaturas em Matemática e Ciência da Computação, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA e Licenciatura em Letras Português, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Esse estudo de caso busca compreender o impacto que essa política pública de implantação e funcionamento dos Polos de Apoio Presencial UAB, com cursos na modalidade a distância e semipresenciais, trouxe à formação de centenas de pessoas que cursam ou cursaram na cidade de Caraúbas e região e que provavelmente não teriam conseguido sem essa nova dinâmica de ensino a distância pública e gratuita que chamamos aqui de Revolução Silenciosa. O estudo busca realizar uma leitura com base em depoimentos, pesquisa bibliográfica e outro dados que apresentam um impacto positivo na formação de educadores e os efeitos dessa formação em seu trabalho na comunidade em geral, de Caraúbas e região, dentro da modalidade a distância, especificamente no Polo de Apoio Presencial da UAB Sertão das Caraubeiras no RN. Sem deter-se somente a números e estatísticas, que demonstram um aumento de matrículas e cursos, através de quatro universidades desde a criação do Polo, o impacto percebido através dos depoimentos de alunos e tutores demonstra a importância e positividade da existência dos Polo UAB, bem como a necessidade de fortalece-los e ampliar sua presença de forma institucionalizada.