Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES ENTRE BRINCAR E APRENDER: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CRIANÇA, BRINCADEIRA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20361
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 1524
    "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE BRINCAR E APRENDER: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Este trabalho objetiva ‘Investigar As relações entre brincadeira e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de crianças desse nível de ensino’. Focalizamos como sujeitos do trabalho, quinze crianças que tinham, em média, de 6 a 8 anos de idade e, como lócus, o Núcleo de Educação da Infância/UFRN.  Ao longo desse trabalho, utilizaremos uma metáfora a História de Alice no País das Maravilhas. Vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumento de construção de dados a entrevista narrativa e a observação. Para as nossas análises, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Piaget (1976), Kramer (1993), Brougère (1997), Vygotsky (1998), Kishimoto (1999), Borba (2007), etc. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que as crianças proferem que: a brincadeira é uma atividade importante; que os professores devem saber fazer brincadeiras; proporcionar momentos para que ela aconteça e que a brincadeira é uma atividade cultural. Eles destacam também que a brincadeira é uma atividade específica de crianças. As crianças ouvidas além de definirem o que é brincadeira e falarem da sua especificidade dizem gostar muito dessa atividade, pois proporciona muita diversão e aprendizagens.  Elas aprendem a se divertirem mais e conviver mais com os amigos, aprendem as regras das brincadeiras, aprendem também a dividir os brinquedos com os amigos, enfim, aprendem muitas coisas. Na nossa compreensão, a fala das crianças poderá se constituir em referências norteadoras para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas no Ensino Fundamental.\r\n
       \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Criança. Brincadeira. Linguagem. Ensino Fundamental.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, BRINCADEIRA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1524_02082016153548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "UILIETE"
    "autor_email" => "etinharon@gmail.com"
    "autor_ies" => "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI/CAP/UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20361
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 1524
    "titulo" => "AS RELAÇÕES ENTRE BRINCAR E APRENDER: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Este trabalho objetiva ‘Investigar As relações entre brincadeira e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de crianças desse nível de ensino’. Focalizamos como sujeitos do trabalho, quinze crianças que tinham, em média, de 6 a 8 anos de idade e, como lócus, o Núcleo de Educação da Infância/UFRN.  Ao longo desse trabalho, utilizaremos uma metáfora a História de Alice no País das Maravilhas. Vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumento de construção de dados a entrevista narrativa e a observação. Para as nossas análises, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Piaget (1976), Kramer (1993), Brougère (1997), Vygotsky (1998), Kishimoto (1999), Borba (2007), etc. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que as crianças proferem que: a brincadeira é uma atividade importante; que os professores devem saber fazer brincadeiras; proporcionar momentos para que ela aconteça e que a brincadeira é uma atividade cultural. Eles destacam também que a brincadeira é uma atividade específica de crianças. As crianças ouvidas além de definirem o que é brincadeira e falarem da sua especificidade dizem gostar muito dessa atividade, pois proporciona muita diversão e aprendizagens.  Elas aprendem a se divertirem mais e conviver mais com os amigos, aprendem as regras das brincadeiras, aprendem também a dividir os brinquedos com os amigos, enfim, aprendem muitas coisas. Na nossa compreensão, a fala das crianças poderá se constituir em referências norteadoras para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas no Ensino Fundamental.\r\n
       \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Criança. Brincadeira. Linguagem. Ensino Fundamental.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, BRINCADEIRA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1524_02082016153548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "UILIETE"
    "autor_email" => "etinharon@gmail.com"
    "autor_ies" => "NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI/CAP/UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho objetiva ‘Investigar As relações entre brincadeira e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de crianças desse nível de ensino’. Focalizamos como sujeitos do trabalho, quinze crianças que tinham, em média, de 6 a 8 anos de idade e, como lócus, o Núcleo de Educação da Infância/UFRN. Ao longo desse trabalho, utilizaremos uma metáfora a História de Alice no País das Maravilhas. Vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumento de construção de dados a entrevista narrativa e a observação. Para as nossas análises, transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Piaget (1976), Kramer (1993), Brougère (1997), Vygotsky (1998), Kishimoto (1999), Borba (2007), etc. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que as crianças proferem que: a brincadeira é uma atividade importante; que os professores devem saber fazer brincadeiras; proporcionar momentos para que ela aconteça e que a brincadeira é uma atividade cultural. Eles destacam também que a brincadeira é uma atividade específica de crianças. As crianças ouvidas além de definirem o que é brincadeira e falarem da sua especificidade dizem gostar muito dessa atividade, pois proporciona muita diversão e aprendizagens. Elas aprendem a se divertirem mais e conviver mais com os amigos, aprendem as regras das brincadeiras, aprendem também a dividir os brinquedos com os amigos, enfim, aprendem muitas coisas. Na nossa compreensão, a fala das crianças poderá se constituir em referências norteadoras para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas no Ensino Fundamental. Palavras-chave: Criança. Brincadeira. Linguagem. Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.