Este estudo tem como principal objetivo analisar a importância dos fundamentos epistemológicos e dos diferentes saberes e sua relação com o currículo praticado pelas instituições de ensino formais, em detrimento de conhecimentos oriundos das várias experiências de vida dos ilhéus. Focalizamos os saberes populares vivenciados na Ilha de Pacamorema, localizada no município de Curuçá-PA e a importância que deveria ter para o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, pretendemos discutir os dados obtidos com a pesquisa bibliográfica, não apenas dar espaço à educação e aos saberes populares da referida ilha, mas, também, descrever alguns saberes inscritos através das práticas culturais nessa localidade que podem ser analisados e estudados nas instituições escolares de forma a contribuir para a diversidade do conhecimento. Através de uma análise epistemológica, destacamos ainda, que a diversidade do conhecimento pode contribuir com o paradigma emergente reconhecendo e validando os saberes populares inscritos nas diversas e distintas realidades amazônicas. Usamos como principais bases teóricas para fundamentar essa discussão: Brandão (2010), Santos (2002), Morin (2000), Dussel (1994), Geertz (2008), Silva (2007) e Oliveira (2007 e 2016). Como caminho metodológico, utilizamos para esse estudo apenas pesquisas bibliográficas, com abordagem qualitativa, por se tratar de uma pesquisa em andamento e sem, ainda, dados de campo estruturados. E por fim, o resultado dessa discussão sinaliza a necessidade de diálogos entre saberes formais e não formais, apresentando assim um desafio para as instituições formais de ensino em abrir-se aos saberes que são construídos pelos diferentes grupos sociais, especificamente pelos habitantes da comunidade referida.