Não é de hoje que temáticas ambientais tem sido amplamente discutida pela sociedade. Muito se tem feito para trabalhar a sensibilização ao meio ambiente. O intuito tem sido fazer com que a humanidade compreenda que diversos dos atos do próprio dia a dia contribuem para os problemas ambientais atuais do planeta. É necessário nesse sentido, compreender a percepção que as pessoas possuem quanto os impactos ao ambiente podem ter ações como o simples destino incorreto do seu lixo e ainda o que é feito com esse lixo. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi averiguar a percepção de jovens estudantes sobre os impactos ambientais que podem ser provocados pelo destino e/ou tratamento incorreto do seu lixo, com foco nos resíduos alimentares. Dessa forma, escolheu-se trabalhar com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual do município de Zé Doca, a escola Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA). A metodologia empregada baseou-se na aplicação de questionário com 13 perguntas fechadas, buscando explorar a percepção dos alunos quanto a alguns conceitos e situações que se relacionam com a temática dos impactos ambientais gerados por parte do lixo orgânico. O observado através do questionário, foi que este público de certa forma possui uma boa percepção quantos aos impactos do lixo orgânico quando destinado ou tratado de forma incorreta, no entanto, não demonstram serem conscientes de que podem mudar essa realidade. Assim, se faz necessário concluir que desenvolver trabalhos socioeducativos como práticas voltadas a trabalhar a Educação Ambiental na escola, seja um caminho para desenvolver o senso crítico e atuante deste público em ações efetivas de cuidado ao meio ambiente.