O presente trabalho trata-se do relato de experiências adquiridas em uma escola indígena de rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada em uma das áreas indígenas no munícipio de Rio Tinto – PB, através de observações nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio e de diálogos com professores e funcionários da instituição. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar como o professor de Matemática aborda a educação Matemática, considerando o contexto social em que a escola está inserida, além de verificar os usos que indígenas Potiguaras fazem da Matemática e identificar se o professor de Matemática utiliza elementos da cultura indígena em suas aulas. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a abordagem qualitativa para investigar o ensino da Matemática em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Pode-se dizer que essa pesquisa obteve um resultado significativo, uma vez que nos proporcionou o contato com o cotidiano da sala de aula e da escola. Dessa forma, é de grande relevância a inserção da cultura no ensino, pois é necessário que os saberes culturais não sejam esquecidos e que sejam sempre envolvidos nos contextos da Matemática, tornando-se um meio de despertar o interesse dos alunos, por vivenciarem expressões culturais assentadas nas tradições indígenas.