Este artigo tem como objetivo analisar elementos do processo argumentativo, no gênero artigo de opinião produzido por alunos do ensino médio, em uma escola pública de Milagres/CE, acerca da violência contra a menor Francisca do Socorro no ano de 1943, sendo atualmente parte da cultura do município. O corpus é constituído por uma amostragem de dois artigos de opinião da pesquisa intitulada Cultura e Religião no Ensino de Português em Milagres/CE: estudo da argumentação em artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro”, ainda em andamento. O trabalho apresenta um aporte teórico que advém da Nova Retórica e de estudos ligados à argumentação no discurso. Além desses, advém ainda, estudos relativos à cultura, sociointeracionismo baktiniano, aos estudos do texto e do discurso e à Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Interessam-nos analisar teses, valores e hierarquias, que emergem da produção textual sobre o “caso Francisca do Socorro”, assim, usamos a metodologia qualitativa, para a constituição e análise do corpus. Os resultados apontam que, os valores concretos e abstratos, estão presentes nos textos, sobretudo, é na hierarquia que identificamos a obediência e a justiça acerca do ocorrido. Compreendemos, assim, que os estudos dos processos argumentativos estão presentes nos artigos de opinião e contribuem para a interação entre a argumentação no discurso e o estudo da cultura em sala de aula no ensino de Língua Portuguesa.