ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O “CASO DE FRANCISCA DO SOCORRO” EM MILAGRES/CE
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O corpus é constituído por uma amostragem de dois artigos de opinião da pesquisa intitulada Cultura e Religião no Ensino de Português em Milagres/CE: estudo da argumentação em artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro”, ainda em andamento. O trabalho apresenta um aporte teórico que advém da Nova Retórica e de estudos ligados à argumentação no discurso. Além desses, advém ainda, estudos relativos à cultura, sociointeracionismo baktiniano, aos estudos do texto e do discurso e à Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Interessam-nos analisar teses, valores e hierarquias, que emergem da produção textual sobre o “caso Francisca do Socorro”, assim, usamos a metodologia qualitativa, para a constituição e análise do corpus. Os resultados apontam que, os valores concretos e abstratos, estão presentes nos textos, sobretudo, é na hierarquia que identificamos a obediência e a justiça acerca do ocorrido. 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