No presente trabalho, buscou-se abordar e refletir, sobre uma metodologia que promovesse um melhor desenvolvimento da aprendizagem por meio da modelagem matemática, tendo como objetivo apresentar a modelagem matemática como uma metodologia alternativa para o ensino de função polinomial do 1º grau abordando questionamentos e situações práticas através da compra de um automóvel a gasolina (flex) ou a diesel. Para realização desse trabalho atribuiu uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo no que diz respeito à interpretação dos dados. Aplicou-se um questionário estruturado com 12 (doze) alunos 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Angical do Piauí, objetivando analisar os conhecimentos prévios no conteúdo de modelagem buscando encontrar mecanismos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Onde é tratada uma situação-problema sobre qual o automóvel mais vantajoso para ser adquirido: gasolina ou diesel. No Brasil já existe um número considerável de veículos que disponibilizam essas duas opções de combustíveis flex (álcool e gasolina) e a diesel. Pensando na diferença de preço para aquisição e, ainda, na diferença de preço e consumo para cada modelo, convidamos os alunos a refletir sobre quais condições é mais satisfatório o automóvel a gasolina ou a diesel. Para isto, pesquisaram-se diversos modelos e escolhemos o modelo “hilux” da Toyota como parâmetro. O modelo hilux a Gasolina(flex) custa R$ 104.750,00 e o mesmo modelo a Diesel custa R$ 149.990,00. Em seguida, coletaram-se os dados no manual dos veículos, disponibilizado no site da concessionária Toyota. Com relação ao preço do combustível, usamos como parâmetro o preço praticado no posto de combustível na cidade de Angical do Piauí – PI, Os preços dos combustíveis são usados como referência o mês de março, tempo da coleta dos dados, portanto o preço da gasolina estava R$ 3,51 e do diesel, R$ 3,10. Logo após, foi feito a fundamentação teórica de modelagem matemática e de função polinomial do 1º grau. Em seguida, foi mencionado sobre a problemática e, posteriormente, aconteceu uma análise do desenvolvimento e aproveitamento dos alunos em relação à metodologia utilizada. O desempenho dos alunos no uso da função afim foi abaixo do esperado haja visto eles têm dificuldades na hora de interpretar problemas. Mas alguns alunos saíram-se bem, demonstrando conhecimento desenvoltura na interpretação e resolução da atividade proposta. Em especial a turma toda achou interessante a contextualização, pois, na sua grande maioria eles estão acostumados ao tradicionalismo. Ao termino desta pesquisa ficou claro que as atividades de modelagem matemática no ensino básico, ensino médio, atuam como uma estratégia de relevante significativo na área da educação matemática.