Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PARA COORDENADORES ESCOLARES: EXPECTATIVAS, CONSTATAÇÕES E PROJEÇÕES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho apresenta uma pesquisa realizada a partir da formação em serviço promovida pela Superintendência das Escolas Estaduais da cidade de Fortaleza com os coordenadores. O Programa está sob a responsabilidade da Célula de Formação Projetos e Programas - CEFOP. O módulo Gestão e Liderança promoveu conhecimento, debate e reflexão sobre temas pertinentes ao exercício da função de coordenação, proporcionando aos profissionais participantes, sensibilização, troca de experiências e conscientização sobre o seu ser e fazer na escola. Este artigo baseou-se nas expectativas que os coordenadores inscritos no módulo tinham sobre a formação para buscar compreender a relevância dos aspectos suscitados e a necessidade de formação para os coordenadores. Discutiu-se temas sobre a identidade dos coordenadores, seu perfil, sua rotina e principais desafios da função. Neste cenário, articulou-se os aspectos destacados pelos coordenadores participantes e as referências teóricas presentes no material didático do programa de formação, na perspectiva de uma releitura a partir da fala e percepções destes. Refletiu-se ainda sobre a gestão democrática, posto na construção do Projeto Político Pedagógico - PPP, nos organismos colegiados e na mediação de conflitos. A abordagem dos assuntos foi feita por meio da reflexão prática/teoria/prática. Para isso, foi fundamental estudar os caminhos percorridos pela formação continuada na Legislação e refletir sobre a teoria pertinente ao tema. Considerou-se os processos construtivos dos cursistas, e o impacto sobre sua práxis. Constatou-se que a formação atendeu as expectativas dos participantes à medida que sensibilizou-os e despertou-os para a construção de uma identidade coletiva. Nesse pouco período de realização da formação, os depoimentos, revelaram engajamento e aproximação de todos, bem como os fez refletir sobre suas práticas atuais e suas perspectivas de mudança. O estudo contribuiu para a mobilização em torno da identidade do coordenador escolar. Apontou a importância e necessidade de se desenvolver um trabalho permanente de formação dos profissionais educadores. Os aspectos apresentados pelas expectativas dos profissionais participantes da pesquisa, revelaram pontos que precisam ser observados com maior profundidade pelos próprios profissionais e pelas instituições que os orientam.

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