DECISÃO DA ESCOLHA PROFISSSIONAL: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATUEA EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS IGUATU
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20630 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2282 "inscrito_id" => 1228 "titulo" => "DECISÃO DA ESCOLHA PROFISSSIONAL: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATUEA EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS IGUATU" "resumo" => "Esse trabalho pretendeu elencar dados acerca da motivação dos candidatos que se matricularam no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Iguatu-Ce. O trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa conduzido pela professora orientadora do grupo, tendo como foco de investigação a decisão da escolha profissional a partir dos motivos que os alunos, recém-saídos do Ensino Médio, ingressam no curso da Licenciatura em Química. A pesquisa foi realiza com os alunos do primeiro semestre de 2016.1 e pretendeu encontrar o fenômeno que norteiam o grande fluxo de entrada e de saída de jovens já no primeiro semestre do curso. A hipótese inicial foi de considerar que para os recém-saídos do ensino médio, lhe faltam a orientação da escolha da profissão que colabora com uma escolha sem uma autonomia responsável, outro fator que aparece é também exemplificada pela nota de corte do ENEM, a pesquisa também buscou compreender o porquê dos jovens se matricularam e o que lhes motivaram a ingressar na Licenciatura em química. A pesquisa confirmou a hipótese inicial que as escolas de ensino médio não têm uma ação educacional na orientação dos jovens para as decisões de suas escolhas; como também que a questão das desistências de muitos leva a perceber que sua entrada foi favorecida pela nota de corte do ENEM, e que durante o processo não houve uma identificação, os resultados positivos são apresentados na análise dos resultados qualitativos das falas dos participantes da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLHA, ENEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1228_16082016124636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRNA PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VIRNA ARAÚJO" "autor_email" => "vi.pereira.araujo@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS IGUATU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20630 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2282 "inscrito_id" => 1228 "titulo" => "DECISÃO DA ESCOLHA PROFISSSIONAL: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATUEA EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS IGUATU" "resumo" => "Esse trabalho pretendeu elencar dados acerca da motivação dos candidatos que se matricularam no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Iguatu-Ce. O trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa conduzido pela professora orientadora do grupo, tendo como foco de investigação a decisão da escolha profissional a partir dos motivos que os alunos, recém-saídos do Ensino Médio, ingressam no curso da Licenciatura em Química. A pesquisa foi realiza com os alunos do primeiro semestre de 2016.1 e pretendeu encontrar o fenômeno que norteiam o grande fluxo de entrada e de saída de jovens já no primeiro semestre do curso. A hipótese inicial foi de considerar que para os recém-saídos do ensino médio, lhe faltam a orientação da escolha da profissão que colabora com uma escolha sem uma autonomia responsável, outro fator que aparece é também exemplificada pela nota de corte do ENEM, a pesquisa também buscou compreender o porquê dos jovens se matricularam e o que lhes motivaram a ingressar na Licenciatura em química. A pesquisa confirmou a hipótese inicial que as escolas de ensino médio não têm uma ação educacional na orientação dos jovens para as decisões de suas escolhas; como também que a questão das desistências de muitos leva a perceber que sua entrada foi favorecida pela nota de corte do ENEM, e que durante o processo não houve uma identificação, os resultados positivos são apresentados na análise dos resultados qualitativos das falas dos participantes da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLHA, ENEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1228_16082016124636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRNA PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VIRNA ARAÚJO" "autor_email" => "vi.pereira.araujo@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS IGUATU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }