Esse trabalho pretendeu elencar dados acerca da motivação dos candidatos que se matricularam no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Iguatu-Ce. O trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa conduzido pela professora orientadora do grupo, tendo como foco de investigação a decisão da escolha profissional a partir dos motivos que os alunos, recém-saídos do Ensino Médio, ingressam no curso da Licenciatura em Química. A pesquisa foi realiza com os alunos do primeiro semestre de 2016.1 e pretendeu encontrar o fenômeno que norteiam o grande fluxo de entrada e de saída de jovens já no primeiro semestre do curso. A hipótese inicial foi de considerar que para os recém-saídos do ensino médio, lhe faltam a orientação da escolha da profissão que colabora com uma escolha sem uma autonomia responsável, outro fator que aparece é também exemplificada pela nota de corte do ENEM, a pesquisa também buscou compreender o porquê dos jovens se matricularam e o que lhes motivaram a ingressar na Licenciatura em química. A pesquisa confirmou a hipótese inicial que as escolas de ensino médio não têm uma ação educacional na orientação dos jovens para as decisões de suas escolhas; como também que a questão das desistências de muitos leva a perceber que sua entrada foi favorecida pela nota de corte do ENEM, e que durante o processo não houve uma identificação, os resultados positivos são apresentados na análise dos resultados qualitativos das falas dos participantes da pesquisa.