Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DECISÃO DA ESCOLHA PROFISSSIONAL: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATUEA EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS IGUATU

Palavra-chaves: ESCOLHA, ENEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20630
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2282
    "inscrito_id" => 1228
    "titulo" => "DECISÃO DA ESCOLHA PROFISSSIONAL: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATUEA EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS IGUATU"
    "resumo" => "Esse trabalho pretendeu elencar dados acerca da motivação dos candidatos que se matricularam no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Iguatu-Ce. O trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa conduzido pela professora orientadora do grupo, tendo como foco de investigação a decisão da escolha profissional a partir dos motivos que os alunos, recém-saídos do Ensino Médio, ingressam no curso da Licenciatura em Química. A pesquisa foi realiza com os alunos do primeiro semestre de 2016.1 e pretendeu encontrar o fenômeno que norteiam o grande fluxo de entrada e de saída de jovens já no primeiro semestre do curso. A hipótese inicial foi de considerar que para os recém-saídos do ensino médio, lhe faltam a orientação da escolha da profissão que colabora com uma escolha sem uma autonomia responsável, outro fator que aparece é também exemplificada pela nota de corte do ENEM, a pesquisa também buscou compreender o porquê dos jovens se matricularam e o que lhes motivaram a ingressar na Licenciatura em química. A pesquisa confirmou a hipótese inicial que as escolas de ensino médio não têm uma ação educacional na orientação dos jovens para as decisões de suas escolhas; como também que a questão das desistências de muitos leva a perceber que sua entrada foi favorecida pela nota de corte do ENEM, e que durante o processo não houve uma identificação, os resultados positivos são apresentados na análise dos resultados qualitativos das falas dos participantes da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESCOLHA, ENEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1228_16082016124636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRNA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VIRNA ARAÚJO"
    "autor_email" => "vi.pereira.araujo@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA  E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20630
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2282
    "inscrito_id" => 1228
    "titulo" => "DECISÃO DA ESCOLHA PROFISSSIONAL: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATUEA EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS IGUATU"
    "resumo" => "Esse trabalho pretendeu elencar dados acerca da motivação dos candidatos que se matricularam no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Iguatu-Ce. O trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa conduzido pela professora orientadora do grupo, tendo como foco de investigação a decisão da escolha profissional a partir dos motivos que os alunos, recém-saídos do Ensino Médio, ingressam no curso da Licenciatura em Química. A pesquisa foi realiza com os alunos do primeiro semestre de 2016.1 e pretendeu encontrar o fenômeno que norteiam o grande fluxo de entrada e de saída de jovens já no primeiro semestre do curso. A hipótese inicial foi de considerar que para os recém-saídos do ensino médio, lhe faltam a orientação da escolha da profissão que colabora com uma escolha sem uma autonomia responsável, outro fator que aparece é também exemplificada pela nota de corte do ENEM, a pesquisa também buscou compreender o porquê dos jovens se matricularam e o que lhes motivaram a ingressar na Licenciatura em química. A pesquisa confirmou a hipótese inicial que as escolas de ensino médio não têm uma ação educacional na orientação dos jovens para as decisões de suas escolhas; como também que a questão das desistências de muitos leva a perceber que sua entrada foi favorecida pela nota de corte do ENEM, e que durante o processo não houve uma identificação, os resultados positivos são apresentados na análise dos resultados qualitativos das falas dos participantes da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESCOLHA, ENEM, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1228_16082016124636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRNA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VIRNA ARAÚJO"
    "autor_email" => "vi.pereira.araujo@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA  E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse trabalho pretendeu elencar dados acerca da motivação dos candidatos que se matricularam no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Iguatu-Ce. O trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa conduzido pela professora orientadora do grupo, tendo como foco de investigação a decisão da escolha profissional a partir dos motivos que os alunos, recém-saídos do Ensino Médio, ingressam no curso da Licenciatura em Química. A pesquisa foi realiza com os alunos do primeiro semestre de 2016.1 e pretendeu encontrar o fenômeno que norteiam o grande fluxo de entrada e de saída de jovens já no primeiro semestre do curso. A hipótese inicial foi de considerar que para os recém-saídos do ensino médio, lhe faltam a orientação da escolha da profissão que colabora com uma escolha sem uma autonomia responsável, outro fator que aparece é também exemplificada pela nota de corte do ENEM, a pesquisa também buscou compreender o porquê dos jovens se matricularam e o que lhes motivaram a ingressar na Licenciatura em química. A pesquisa confirmou a hipótese inicial que as escolas de ensino médio não têm uma ação educacional na orientação dos jovens para as decisões de suas escolhas; como também que a questão das desistências de muitos leva a perceber que sua entrada foi favorecida pela nota de corte do ENEM, e que durante o processo não houve uma identificação, os resultados positivos são apresentados na análise dos resultados qualitativos das falas dos participantes da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.