ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20227 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3435 "inscrito_id" => 10021 "titulo" => "ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Esse trabalho surgiu da necessidade de compreender o livro didático dentro do contexto da sala de aula, na perspectiva de melhorar o ensino e perceber as necessidades e desafios que o professor enfrenta na sua aplicabilidade. O objetivo da pesquisa foi abranger a importância do uso do livro didático de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino-aprendizagem, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores. Analisamos como estava o aprendizado na disciplina Geografia, a maneira pela qual estão sendo explicados os conteúdos, e quais eram os assuntos que os alunos do ensino médio possuem mais dificuldade ou facilidade no aprendizado, se eram da área física ou da humana, e que outras metodologias de ensino, além do livro didático que estão sendo impostas pelos professores para superar as dificuldades encontradas na falta de interesse dos alunos pela geografia. O desenvolvimento desse trabalho partiu da aplicação de questionários com os professores de Geografia da Escola Centro de educação Integrada Prof. Eliseu Viana (CEIPEV), localizada na cidade de Mossoró-RN, e com 70 alunos do ensino médio da referida escola, o que representa um percentual de 10% do total de alunos, matriculados no ano de 2014. As perguntas levavam em consideração qual o papel do livro didático como instrumento de aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que tanto os alunos como os professores, caracterizaram a importância do livro didático como ferramenta no ensino/aprendizado, onde 83% dos alunos expõem que a utilização do livro didático é fundamental. Diante da pesquisa realizada fica exposto que o aprender é um processo em construção, que somente com a ajuda dos professores e alunos podemos tornar o conhecimento, com valores significantes. Dessa forma, reeducamos os nossos olhares para uma aprendizagem de sentido e valores focalizado a educação como um processo em constante mudança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ELISEU VIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10021_19082016102241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daiane38.santosalmeida@ou" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20227 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3435 "inscrito_id" => 10021 "titulo" => "ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Esse trabalho surgiu da necessidade de compreender o livro didático dentro do contexto da sala de aula, na perspectiva de melhorar o ensino e perceber as necessidades e desafios que o professor enfrenta na sua aplicabilidade. O objetivo da pesquisa foi abranger a importância do uso do livro didático de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino-aprendizagem, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores. Analisamos como estava o aprendizado na disciplina Geografia, a maneira pela qual estão sendo explicados os conteúdos, e quais eram os assuntos que os alunos do ensino médio possuem mais dificuldade ou facilidade no aprendizado, se eram da área física ou da humana, e que outras metodologias de ensino, além do livro didático que estão sendo impostas pelos professores para superar as dificuldades encontradas na falta de interesse dos alunos pela geografia. O desenvolvimento desse trabalho partiu da aplicação de questionários com os professores de Geografia da Escola Centro de educação Integrada Prof. Eliseu Viana (CEIPEV), localizada na cidade de Mossoró-RN, e com 70 alunos do ensino médio da referida escola, o que representa um percentual de 10% do total de alunos, matriculados no ano de 2014. As perguntas levavam em consideração qual o papel do livro didático como instrumento de aprendizagem. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que tanto os alunos como os professores, caracterizaram a importância do livro didático como ferramenta no ensino/aprendizado, onde 83% dos alunos expõem que a utilização do livro didático é fundamental. Diante da pesquisa realizada fica exposto que o aprender é um processo em construção, que somente com a ajuda dos professores e alunos podemos tornar o conhecimento, com valores significantes. Dessa forma, reeducamos os nossos olhares para uma aprendizagem de sentido e valores focalizado a educação como um processo em constante mudança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ELISEU VIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10021_19082016102241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE DE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daiane38.santosalmeida@ou" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }