UMA ANÁLISE DO BEHAVIORISMO NA EDUCAÇÃO À LUZ DO HUMANISMO DE CARL ROGERS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22368 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2996 "inscrito_id" => 2595 "titulo" => "UMA ANÁLISE DO BEHAVIORISMO NA EDUCAÇÃO À LUZ DO HUMANISMO DE CARL ROGERS" "resumo" => "O presente estudo se debruça criticamente diante do uso do método behaviorista na educação, seja em espaços formais, seja em informais. Tendo em vista a viabilidade do uso de métodos punitivos e reforçadores em processos de formação de comportamento, queremos pensar não só suas consequências no que tange a formação humana, como, principalmente, até que ponto o uso da punição e da recompensa pode ser visto como princípio ideal de educação. Esse é o cerne de nosso estudo. Tal problemática nos desafia primeiramente à reflexão do que é educar (pensando esse tópico a partir do prisma da formação comportamental, típica expressão de sua função civilizatória); em seguida, nos dispõe a examinar os pressupostos teóricos do behaviorismo, focando especialmente Skinner e Watson, expoentes do pressuposto comportamentalista na educação; por fim, nos impele a explorar os fundamentos teóricos da linha humanística (assumindo Carl Rogers como nosso principal interlocutor). Nossa investigação parte, pois, da hipótese de que a formação do comportamento tem que partir da formação do humano, entendendo o “humano” em questão como um ser complexo, indefinível, que não pode ser mensurado em prismas mecanicistas. Em outras palavras, consideramos que o comportamento imposto também leva à formação do humano, mas pressupomos que quando pensamos essa “formação” tocamos na perspectiva do humanismo que, por sua vez, concebe o ser humano em sua complexidade, não como um ser mecânico que repete o que se lhe impõe e que vê anulando seus sentimentos, sua subjetividade criadora e todas as demais dimensões que tocam sua polissemia. Este estudo quer, portanto, desafiar-nos à reflexão acerca de uma educação profícua à promoção de sujeitos que entendam a importância de sua liberdade nos processos de ensino e aprendizagem, bases para uma cultura formativa mais humanizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "BEHAVIORISMO, CARL ROGERS, EDUCAÇÃO, HUMANISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID2595_17082016213111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISA GRASIELE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAISA GRASIELE" "autor_email" => "rai_gr@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22368 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2996 "inscrito_id" => 2595 "titulo" => "UMA ANÁLISE DO BEHAVIORISMO NA EDUCAÇÃO À LUZ DO HUMANISMO DE CARL ROGERS" "resumo" => "O presente estudo se debruça criticamente diante do uso do método behaviorista na educação, seja em espaços formais, seja em informais. Tendo em vista a viabilidade do uso de métodos punitivos e reforçadores em processos de formação de comportamento, queremos pensar não só suas consequências no que tange a formação humana, como, principalmente, até que ponto o uso da punição e da recompensa pode ser visto como princípio ideal de educação. Esse é o cerne de nosso estudo. Tal problemática nos desafia primeiramente à reflexão do que é educar (pensando esse tópico a partir do prisma da formação comportamental, típica expressão de sua função civilizatória); em seguida, nos dispõe a examinar os pressupostos teóricos do behaviorismo, focando especialmente Skinner e Watson, expoentes do pressuposto comportamentalista na educação; por fim, nos impele a explorar os fundamentos teóricos da linha humanística (assumindo Carl Rogers como nosso principal interlocutor). Nossa investigação parte, pois, da hipótese de que a formação do comportamento tem que partir da formação do humano, entendendo o “humano” em questão como um ser complexo, indefinível, que não pode ser mensurado em prismas mecanicistas. Em outras palavras, consideramos que o comportamento imposto também leva à formação do humano, mas pressupomos que quando pensamos essa “formação” tocamos na perspectiva do humanismo que, por sua vez, concebe o ser humano em sua complexidade, não como um ser mecânico que repete o que se lhe impõe e que vê anulando seus sentimentos, sua subjetividade criadora e todas as demais dimensões que tocam sua polissemia. Este estudo quer, portanto, desafiar-nos à reflexão acerca de uma educação profícua à promoção de sujeitos que entendam a importância de sua liberdade nos processos de ensino e aprendizagem, bases para uma cultura formativa mais humanizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "BEHAVIORISMO, CARL ROGERS, EDUCAÇÃO, HUMANISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID2595_17082016213111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISA GRASIELE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAISA GRASIELE" "autor_email" => "rai_gr@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }