O MANUSEIO DO DINHEIRO E A PRÁTICA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21640 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 6950 "titulo" => "O MANUSEIO DO DINHEIRO E A PRÁTICA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O presente trabalho incentivado com as discussões surgidas durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III do curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE) se propõe a investigar como os alunos com deficiência intelectual da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bezerros (APAE Bezerros), município de Bezerros-PE manuseiam o dinheiro em situações-problemas cotidianas, além de contribuir para o aprendizado sobre as cédulas e moedas e utilização das mesmas. Tendo em vista que, na maioria dos casos as pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades nas habilidades de contagem. Nele destaca-se a importância de se discutir Educação Especial e Educação Inclusiva no âmbito educacional, visando uma sociedade inclusiva, tanto no contexto educacional como comunitário. Buscando identificar as especificidades de cada um dos alunos com deficiência mental. A análise dos dados permitiu verificar quais dos critérios usados os alunos conseguem identificar e trabalhar, tendo o situação-problema cotidiano do manuseio de dinheiro como exemplo dessa situação. Ressaltando que o manuseio do dinheiro é uma atividade importante para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e pode ser utilizado não só como meio de aprendizagem escolar, mas com proveito para o dia a dia dos mesmos. Possibilitando a pessoa com deficiência independência frente aos desafios e responsabilidades, que todo cidadão tem por direitos e deveres. Como resultado, concluímos que 80% dos alunos, que participaram da pesquisa, com deficiência intelectual conseguiram reconhecer e diferenciar as cédulas e as moedas que compõe o sistema monetário brasileiro. Dessa maneira, a matemática pode alcançar o objetivo de desenvolver a autoconfiança do aluno com deficiência e formar para a cidadania. E para isso, faz-se necessário um ensino da matemática contextualizado e com significado, voltado para a preparação dessas pessoas. Uma vez que sua importância está diretamente ligada à sobrevivência do ser humano em uma perspectiva social, histórica e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SISTEMA MONETÁRIO, MATERIAL MANIPULÁVEL, DEFICIENTE INTELECTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID6950_26072016215152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LUIZA ALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO" "autor_email" => "fernandaluizaa53@gmail.co" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21640 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 6950 "titulo" => "O MANUSEIO DO DINHEIRO E A PRÁTICA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O presente trabalho incentivado com as discussões surgidas durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III do curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE) se propõe a investigar como os alunos com deficiência intelectual da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bezerros (APAE Bezerros), município de Bezerros-PE manuseiam o dinheiro em situações-problemas cotidianas, além de contribuir para o aprendizado sobre as cédulas e moedas e utilização das mesmas. Tendo em vista que, na maioria dos casos as pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades nas habilidades de contagem. Nele destaca-se a importância de se discutir Educação Especial e Educação Inclusiva no âmbito educacional, visando uma sociedade inclusiva, tanto no contexto educacional como comunitário. Buscando identificar as especificidades de cada um dos alunos com deficiência mental. A análise dos dados permitiu verificar quais dos critérios usados os alunos conseguem identificar e trabalhar, tendo o situação-problema cotidiano do manuseio de dinheiro como exemplo dessa situação. Ressaltando que o manuseio do dinheiro é uma atividade importante para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e pode ser utilizado não só como meio de aprendizagem escolar, mas com proveito para o dia a dia dos mesmos. Possibilitando a pessoa com deficiência independência frente aos desafios e responsabilidades, que todo cidadão tem por direitos e deveres. Como resultado, concluímos que 80% dos alunos, que participaram da pesquisa, com deficiência intelectual conseguiram reconhecer e diferenciar as cédulas e as moedas que compõe o sistema monetário brasileiro. Dessa maneira, a matemática pode alcançar o objetivo de desenvolver a autoconfiança do aluno com deficiência e formar para a cidadania. E para isso, faz-se necessário um ensino da matemática contextualizado e com significado, voltado para a preparação dessas pessoas. Uma vez que sua importância está diretamente ligada à sobrevivência do ser humano em uma perspectiva social, histórica e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SISTEMA MONETÁRIO, MATERIAL MANIPULÁVEL, DEFICIENTE INTELECTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID6950_26072016215152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LUIZA ALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO" "autor_email" => "fernandaluizaa53@gmail.co" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }