O livro didático é uma ferramenta importante para o trabalho pedagógico do professor, pois além de ser um elemento da cultura educacional, oferece autonomia para o profissional e, para o aluno é uma fonte de referência e conhecimentos, tornando o aprendizado interessante. É importante definir de forma sucinta o papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, para a atuação e autonomia do professor de ensino médio, considerando as diversas possibilidades de utilização do mesmo. Com o objetivo de analisar o conteúdo sobre a radioatividade apresentado no livro didático de química, escolhido pelo plano nacional em dois mil e quinze, verificou-se a necessidade de abordar vários outros pontos importantíssimos tais como: o papel do ensino de química, um breve resgate histórico do livro didático, o programa nacional para o livro didático, o livro didático e o ensino de química, a radioatividade e sua metodologia no ensino de química. De acordo com as análises realizadas foi possível constatar a importância do livro didático de química e a forma que é abordado este conteúdo, assim buscou-se enfatizar a maneira que este recurso de ensino apresenta a temática em estudo sempre colocando acontecimentos históricos e fatos do cotidiano dos alunos, oferecendo uma melhor compreensão do conteúdo.