O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada em quatro escolas da rede municipal de Picos-PI, tendo como objetivo investigar como ocorre a inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência auditiva em escolas da rede pública de ensino do município de Picos-PI, identificando as ações desenvolvidas nessas unidades de ensino para efetivação da educação inclusiva. O processo metodológico adotado constituiu-se na realização de entrevistas, tendo por base um roteiro de perguntas abertas aos professores das referidas unidades de ensino. Buscamos uma fundamentação teórica em diversos autores renomados em pesquisa sobre o tema. Os resultados obtidos demonstraram que as escolas pesquisadas possuem uma estrutura acessível, a maioria dos professores com graduação e especialização para atender a essa demanda. Contudo, ainda existem pontos a serem melhorados como a ampliação da sala de recurso multifuncional. Apesar das limitações, diante do quadro atual da maioria das escolas públicas brasileiras é de se ressaltar o avanço que as escolas da rede municipal de Picos vêm obtendo em níveis de inclusão das pessoas com deficiência, e por conseguinte da deficiência auditiva. Portanto, a inclusão do aluno com surdez em uma escola comum deve contar de forma sistemática com o atendimento educacional especializado para pessoa com surdez nos três momentos didático-pedagógicos, se necessário, conforme diagnóstico do aluno, ressaltando que o atendimento educacional especializado para a pessoa com surdez adota a abordagem de bilíngue, de acordo com preceitos legais, no qual a Libras e a Língua Portuguesa, são línguas de instrução e comunicação; embora a Língua de Sinais seja condição necessária para a escolarização das pessoas com surdez, não é suficiente, por si só, para resolver todos os problemas escolares desses alunos, assim como não é suficiente para que eles deem prosseguimento aos seus estudos em todos os níveis de ensino.