Este artigo visa ressaltar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Tianguá, dando ênfase as atividades desempenhadas pelos bolsistas do curso de licenciatura em Física. Seu principal objetivo é discutir sobre a experiência da docência trazida através do PIBID e a articulação entre teoria e prática proporcionada aos licenciandos que estão inseridos no cotidiano escolar da rede pública de ensino. O trabalho desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Tianguá, Tancredo Nunes de Menezes e Liceu de Tianguá José Ní Moreira, trouxe diversos benefícios aos integrantes do projeto e as escolas que atuam em parceria, unificando seus conhecimentos com o propósito de contribuir para a formação docente dos futuros profissionais do IFCE. A partir de pesquisas exploratórias, de caráter qualitativo, foram entrevistados 20 bolsistas a fim de conhecer as razões que os levaram a ingressar no curso de licenciatura em Física e no programa PIBID, bem como, as experiências adquiridas no decorrer de suas práticas docentes. Foram traçados gráficos que ajudam a ressaltar a importância deste projeto, concluindo-se que o PIBID contribui positivamente para o processo de formação docente profissional.