A PERCEPÇÃO DE GESTORES E DOCENTES SOBRE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19999 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1076 "inscrito_id" => 10017 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE GESTORES E DOCENTES SOBRE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa qualitativa teve abordagem exploratória e descritiva. Na coleta de dados utilizamos a observação e o roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 10 docentes, sendo uma delas gestora da instituição. As discussões e resultados foram baseados nos conhecimentos das docentes com relação à Pedagogia de Projetos, método de alfabetização e Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil(RCNEI), com relação a Pedagogia de Projetos as docentes mostraram conhecer, ter propriedade no assunto, apesar de apenas só utilizá-la parcialmente, com relação ao Método de Alfabetização a qual a escola adota, as professoras deixaram claro que não utilizam nenhum método de alfabetização e sim vivenciam as concepções efetivamente e com relação ao conhecimento sobre o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, as professoras mostraram que não apenas conhecem profundamente, como o usa cotidianamente, podendo ser observado na práxis. Diante dos estudos e das análises a pesquisa constatou a competência das professoras, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. No entanto o resultado contradiz a expectativa inicial que era a de acreditar que a escola pesquisada, de fato fizesse uso na integra da Pedagogia de Projetos, porém a pedagogia utilizada pelas professoras, também oportuniza o desenvolvimento integral do alunos. Ambas são ricas, no entanto a Pedagogia de Projetos não é engessada tornando-a assim mais interessante e rica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID10017_13082016115123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA LIGIA VIEIRA LIRA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA LIGIA" "autor_email" => "katialira10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19999 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1076 "inscrito_id" => 10017 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE GESTORES E DOCENTES SOBRE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo mostrar a dinâmica da Pedagogia de Projetos presente no Ensino Infantil de uma escola privada da cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa qualitativa teve abordagem exploratória e descritiva. Na coleta de dados utilizamos a observação e o roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 10 docentes, sendo uma delas gestora da instituição. As discussões e resultados foram baseados nos conhecimentos das docentes com relação à Pedagogia de Projetos, método de alfabetização e Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil(RCNEI), com relação a Pedagogia de Projetos as docentes mostraram conhecer, ter propriedade no assunto, apesar de apenas só utilizá-la parcialmente, com relação ao Método de Alfabetização a qual a escola adota, as professoras deixaram claro que não utilizam nenhum método de alfabetização e sim vivenciam as concepções efetivamente e com relação ao conhecimento sobre o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, as professoras mostraram que não apenas conhecem profundamente, como o usa cotidianamente, podendo ser observado na práxis. Diante dos estudos e das análises a pesquisa constatou a competência das professoras, além de verificar que elas usam alguns elementos da Pedagogia de Projetos. No entanto o resultado contradiz a expectativa inicial que era a de acreditar que a escola pesquisada, de fato fizesse uso na integra da Pedagogia de Projetos, porém a pedagogia utilizada pelas professoras, também oportuniza o desenvolvimento integral do alunos. Ambas são ricas, no entanto a Pedagogia de Projetos não é engessada tornando-a assim mais interessante e rica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID10017_13082016115123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA LIGIA VIEIRA LIRA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA LIGIA" "autor_email" => "katialira10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }