A motivação para a escolha do tema agrotóxicos deveu-se à incidente presença destes compostos na rotina dos estudantes da escola pesquisada, cujas famílias, em sua maioria, dependem da agricultura para gerar renda. Como há, de forma direta ou indireta, contato dos alunos e suas famílias com essas substâncias, tornou-se necessária a discussão dessa temática frente às questões sociais, ambientais e científicas, visando sensibilizar os educandos sobre os riscos oferecidos e os cuidados a serem tomados na utilização de agroquímicos. O presente trabalho analisa a abordagem do tema agrotóxicos no ensino de Química, para verificar a contribuição desta temática na formação cognitiva de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Ubajara-CE, visando melhorar os processos de ensino aprendizagem de Química. Os instrumentos da pesquisa foram questionários e oficinas temáticas, focados na verificação dos conhecimentos prévios e/ou adquiridos a partir da metodologia aplicada. Resultados preliminares apontaram para carência de informações sobre agrotóxicos e para dificuldades de aprendizagem em relação aos conteúdos propostos na disciplina. Em contrapartida, na etapa final da pesquisa, observou-se que a metodologia de ensino aplicada contribuiu para o aprendizado dos alunos e para valorizar a Química no âmbito escolar. Baseado no exposto, pode-se concluir que a contextualização do ensino a partir da abordagem de temas sociais comuns ao cotidiano dos alunos, se faz necessário no ensino de Química, pois a partir disto, a visão do aluno se torna mais abrangente, tornando-o capaz de perceber a Química além dos livros didáticos e da sala de aula.