Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENDENDO OS SENTIDOS DE SER PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: SER PROFESSOR, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20501
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 3122
    "titulo" => "COMPREENDENDO OS SENTIDOS DE SER PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A escola é considerada um dos principais espaços para a educação formal do indivíduo e sua inserção na vida social, pois é no contexto escolar que o estudante poderá vivenciar experiências diversas, além do contexto familiar. Assim, mais do que aprendizagem de conteúdos e preparação para o mercado de trabalho, a escola se torna foco de ensinamentos éticos e sociais, possibilitando aos estudantes a oportunidade de conhecer e socializar-se com as diferenças, além de prepará-los para a realidade da vida em sociedade. Desse modo, este estudo objetivou compreender os sentidos e significados de ser professor de sociologia no ensino médio. A metodologia utilizada neste trabalho esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico existencial. Os dados analisados apontam que os professores compreendem que sua prática docente, enquanto professor da disciplina de sociologia consiste em um trabalho que requer grande responsabilidade, além de ser um trabalho mobilizador e um trabalho gratificante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SER PROFESSOR, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3122_07052016095127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDENISE GLÁUCIA ALVES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "EDENISE GUEDES"
    "autor_email" => "edenise.guedes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20501
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 3122
    "titulo" => "COMPREENDENDO OS SENTIDOS DE SER PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A escola é considerada um dos principais espaços para a educação formal do indivíduo e sua inserção na vida social, pois é no contexto escolar que o estudante poderá vivenciar experiências diversas, além do contexto familiar. Assim, mais do que aprendizagem de conteúdos e preparação para o mercado de trabalho, a escola se torna foco de ensinamentos éticos e sociais, possibilitando aos estudantes a oportunidade de conhecer e socializar-se com as diferenças, além de prepará-los para a realidade da vida em sociedade. Desse modo, este estudo objetivou compreender os sentidos e significados de ser professor de sociologia no ensino médio. A metodologia utilizada neste trabalho esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico existencial. Os dados analisados apontam que os professores compreendem que sua prática docente, enquanto professor da disciplina de sociologia consiste em um trabalho que requer grande responsabilidade, além de ser um trabalho mobilizador e um trabalho gratificante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SER PROFESSOR, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3122_07052016095127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDENISE GLÁUCIA ALVES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "EDENISE GUEDES"
    "autor_email" => "edenise.guedes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A escola é considerada um dos principais espaços para a educação formal do indivíduo e sua inserção na vida social, pois é no contexto escolar que o estudante poderá vivenciar experiências diversas, além do contexto familiar. Assim, mais do que aprendizagem de conteúdos e preparação para o mercado de trabalho, a escola se torna foco de ensinamentos éticos e sociais, possibilitando aos estudantes a oportunidade de conhecer e socializar-se com as diferenças, além de prepará-los para a realidade da vida em sociedade. Desse modo, este estudo objetivou compreender os sentidos e significados de ser professor de sociologia no ensino médio. A metodologia utilizada neste trabalho esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico existencial. Os dados analisados apontam que os professores compreendem que sua prática docente, enquanto professor da disciplina de sociologia consiste em um trabalho que requer grande responsabilidade, além de ser um trabalho mobilizador e um trabalho gratificante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.