RESUMO: O desempenho oral do docente de língua estrangeira que egressa do curso de licenciatura, tende a estar limitado devido à presença de determinados sons que não evoluíram o suficiente para apresentar uma pronúncia compatível com o novo status: PROFESSOR DE ELE. Diante desta realidade, este trabalho tem como objetivo indagar a respeito da pronúncia, procurando saber o nível de satisfação do estudante e as dificuldades que este consegue enxergar, com a finalidade de atingir um nível de compreensão e pronúncia eficaz. Neste estudo, em primeiro lugar nos debruçamos sobre o marco teórico respaldado por Ocal (2000), Masip (1997), Paiva (2016) e Cassany (1994) entre outros; a pesquisa bibliográfica atingiu os campos da Fonética, da fonologia e do ensino de línguas estrangeiras, nos quais se procura atestar a importância da pronúncia no desempenho da oralidade do futuro docente, assim como a relevância da orientação fonético-fonológica desde o momento inicial do curso de formação com metas a evitar qualquer possibilidade de fossilização de sons que não formam parte da língua estrangeira que agora aprende e mais tarde ensinará. Com a finalidade de obter dados fidedignos a respeito da pronúncia dos estudantes foi criado um instrumento de pesquisa: o questionário com respostas abertas e fechadas que foi aplicado a estudantes do segundo e do oitavo período do curso de Licenciatura Letras Espanhol. Após a coleta e análise de dados, concluímos que a inadequada pronúncia e, ainda mais, a falta de retificação na produção dos sons, traz serias consequências para a formação dos futuros docentes de ELE, quem tem como importante recurso de ensino, o uso da pronúncia para a transmissão da língua estrangeira. A partir dessas constatações, surge a reivindicação de orientações elementares e especializadas no primeiro semestre de estudo da língua espanhola, que oriente inicialmente a produção adequada dos sons do espanhol no intuito de evitar a internalização e possível fossilização de uma pronúncia inadequada. Este estudo se justifica no imprescindível que é para o futuro professor de língua estrangeira espanhola a busca da aptidão da pronúncia adequada dos sons da língua, aptidão fonético-fonológica que trará segurança ao professor quando em exercício da docência nas escolas públicas de ensino médio, por isso acreditamos que se trata de um tema muito relevante, pois além de poder comunicar-se de forma fluente em espanhol com o mundo hispano-falante, terá a ferramenta vital de um docente em sua especificidade de formação.