A literatura afro-brasileira e africana ainda se constitui como um desafio à implementação da Lei 10.639/03. O ensino de Língua Portuguesa em muitas escolas brasileiras e as metodologias a ele associadas e relacionadas a esses conteúdos encontram-se distantes dos Planos de cursos dessa disciplina e assim sendo acontecem de forma refletem as concepções dos docentes acerca dessa temática. Este artigo objetiva apresentar o resultado da pesquisa com professores de Língua Portuguesa de uma escola pública estadual de ensino médio que teve como foco a análise do uso da literatura afro-brasileira e africana pelos professores de Língua Portuguesa, bem como, o uso da sequência didática como metodologia de trabalho pedagógico. Para isso se empregou a abordagem qualitativa como, também, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários aplicados aos professores. Pode-se compreender, a partir desses dados, que mesmo entendendo a importância da literatura afro-brasileira e africana, a maioria dos professores não inclui essa temática em seus planos de curso. No que diz respeito a utilização da sequência didática como metodologia de trabalho, todos os professores a utilizam em suas aulas, porém indagados acerca do uso da sequência associado aos conteúdos da literatura afro-brasileira e africana, a maioria afirma não realizar em seu trabalho docente. Isso evidencia que escola e em especial, a Língua Portuguesa ainda necessita avançar em relação ao cumprimento da Lei 10.639/03.