Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NORTEADORA DO TRABALHO INTERDISICIPLINAR COM A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21775
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 854
    "inscrito_id" => 7441
    "titulo" => "O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NORTEADORA DO TRABALHO INTERDISICIPLINAR COM A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA"
    "resumo" => "A literatura afro-brasileira e africana ainda se constitui como um desafio à implementação da Lei 10.639/03. O ensino de Língua Portuguesa em muitas escolas brasileiras e as metodologias a ele associadas e relacionadas a esses conteúdos encontram-se distantes dos Planos de cursos dessa disciplina e assim sendo acontecem de forma refletem as concepções dos docentes acerca dessa temática. Este artigo objetiva apresentar o resultado da pesquisa com professores de Língua Portuguesa de uma escola pública estadual de ensino médio que teve como foco a análise do uso da literatura afro-brasileira e africana pelos professores de Língua Portuguesa, bem como, o uso da sequência didática como metodologia de trabalho pedagógico. Para isso se empregou a abordagem qualitativa como, também, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários aplicados aos professores.  Pode-se compreender, a partir desses dados, que mesmo entendendo a importância da literatura afro-brasileira e africana, a maioria dos professores não inclui essa temática em seus planos de curso. No que diz respeito a utilização da sequência didática como metodologia de trabalho, todos os professores a utilizam em suas aulas, porém indagados acerca do uso da sequência associado aos conteúdos da literatura afro-brasileira e africana, a maioria afirma não realizar em seu trabalho docente. Isso evidencia que escola e em especial, a Língua Portuguesa ainda necessita avançar em relação ao cumprimento da Lei 10.639/03."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7441_11082016123935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO"
    "autor_email" => "corrinhacordeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDEDO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21775
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 854
    "inscrito_id" => 7441
    "titulo" => "O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NORTEADORA DO TRABALHO INTERDISICIPLINAR COM A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA"
    "resumo" => "A literatura afro-brasileira e africana ainda se constitui como um desafio à implementação da Lei 10.639/03. O ensino de Língua Portuguesa em muitas escolas brasileiras e as metodologias a ele associadas e relacionadas a esses conteúdos encontram-se distantes dos Planos de cursos dessa disciplina e assim sendo acontecem de forma refletem as concepções dos docentes acerca dessa temática. Este artigo objetiva apresentar o resultado da pesquisa com professores de Língua Portuguesa de uma escola pública estadual de ensino médio que teve como foco a análise do uso da literatura afro-brasileira e africana pelos professores de Língua Portuguesa, bem como, o uso da sequência didática como metodologia de trabalho pedagógico. Para isso se empregou a abordagem qualitativa como, também, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários aplicados aos professores.  Pode-se compreender, a partir desses dados, que mesmo entendendo a importância da literatura afro-brasileira e africana, a maioria dos professores não inclui essa temática em seus planos de curso. No que diz respeito a utilização da sequência didática como metodologia de trabalho, todos os professores a utilizam em suas aulas, porém indagados acerca do uso da sequência associado aos conteúdos da literatura afro-brasileira e africana, a maioria afirma não realizar em seu trabalho docente. Isso evidencia que escola e em especial, a Língua Portuguesa ainda necessita avançar em relação ao cumprimento da Lei 10.639/03."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7441_11082016123935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO"
    "autor_email" => "corrinhacordeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDEDO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A literatura afro-brasileira e africana ainda se constitui como um desafio à implementação da Lei 10.639/03. O ensino de Língua Portuguesa em muitas escolas brasileiras e as metodologias a ele associadas e relacionadas a esses conteúdos encontram-se distantes dos Planos de cursos dessa disciplina e assim sendo acontecem de forma refletem as concepções dos docentes acerca dessa temática. Este artigo objetiva apresentar o resultado da pesquisa com professores de Língua Portuguesa de uma escola pública estadual de ensino médio que teve como foco a análise do uso da literatura afro-brasileira e africana pelos professores de Língua Portuguesa, bem como, o uso da sequência didática como metodologia de trabalho pedagógico. Para isso se empregou a abordagem qualitativa como, também, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários aplicados aos professores. Pode-se compreender, a partir desses dados, que mesmo entendendo a importância da literatura afro-brasileira e africana, a maioria dos professores não inclui essa temática em seus planos de curso. No que diz respeito a utilização da sequência didática como metodologia de trabalho, todos os professores a utilizam em suas aulas, porém indagados acerca do uso da sequência associado aos conteúdos da literatura afro-brasileira e africana, a maioria afirma não realizar em seu trabalho docente. Isso evidencia que escola e em especial, a Língua Portuguesa ainda necessita avançar em relação ao cumprimento da Lei 10.639/03.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.