O presente trabalho, decorre de uma pesquisa em andamento, que tem como assunto as metodologias de ensino para a infância. A temática versa sobre o uso de narrativas autorreferencias como metodologia de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A questão de pesquisa se debruça sobre quais as possibilidades de produzir auto-reflexão sobre questões da vida infantil na sala de aula a partir de narrativas de si. O objetivo central relaciona-se a reconstrução dos sentidos dados pelas crianças às experiências e situações de vida quando determinados temas são trabalhados no espaço escolar. Como proposta a ser aplicada no ensino fundamental em relação a diversos conteúdos disciplinares. O referencial teórico centra-se, sobretudo, no campo da Pesquisa (Auto)biográfica em Educação e em John Dewey. Os resultados esperados se referem a possibilidade da construção de uma proposta metodológica com base em narrativas de si na relação com temáticas na perspectiva da ressignificação e da desnaturalização de temas da infância, da aprendizagem de conceitos e da possibilidade da não formação de preconceitos em relação ao outro e a si mesmo em meio a diversidade social e cultural. No momento apresentam-se os conceitos e teorias que fundamentam a proposta do projeto e suas etapas de aplicação.