Há muito encontramos reflexões acerca da relação entre arte e educação. Neste sentido, a criatividade aparece como ponto de destaque no processo de ensino-aprendizagem, sem mencionar a inegável importância da arte, encarnada no papel da criatividade para o avanço das Ciências. Este estudo resultou da busca de uma postura pedagógica que propiciasse a descoberta do conhecimento, da criatividade e da expressividade do aluno, de modo lúdico, descontraído e prazeroso. Desta forma, esta pesquisa foi realizada em dois colégios da rede privada de ensino, localizados na cidade do Rio de Janeiro. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de 8º ano e duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Tivemos como objetivo identificar os aspectos positivos da inserção do uso de Histórias em Quadrinhos, mediante o uso de uma oficina de produção, como estratégia de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, através da consolidação dos conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências. Os resultados indicaram que o uso de Oficinas de Histórias em Quadrinhos pode ser um instrumento eficiente no processo de avaliação dos discentes, em substituição a instrumentos tradicionais de avaliação, além de incentivar a criatividade e permitir a interdisciplinaridade com outras disciplinas do currículo. Cabe também ressaltar que de acordo com as professoras das turmas participantes, através das Histórias em Quadrinhos criadas pelos alunos durante as oficinas, percebeu-se uma mudança expressiva em relação ao nível de conhecimento dos alunos. Nesse sentido, os dados da pesquisa apontam que o uso de Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico de avaliação na abordagem de temas de Ciências constituiu-se num instrumento pedagógico eficiente, permitindo que os alunos expressassem livremente seus conhecimentos em relação ao tema abordado, de forma contextualizada.