O presente trabalho é um relato de experiência realizada numa escola municipal do Recife, entre os meses de Fevereiro e Março/ 2016. As atividades atingiram cerca de 570 crianças, do 1º ao 3º ano de um grande bairro da periferia do Recife. Entre as ações descritas, foram realizadas exibições de vídeos, pesquisas sobre o mosquito e construção de poemas, dentre outras. Ao unirmos as possibilidades de leitura e a necessidade de discutir questões ligadas à realidade das crianças, acabamos por perceber que não é suficiente escolher um livro e ler, mas é imprescindível planejar bem as atividades que encorpam a leitura no espaço escolar. E foi por este motivo que a escola em questão realizou uma sequencia de atividades em torno da leitura, a fim de qualificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a partir do projeto “Conscientizar para eliminar”. As ações abrangeram cerca de três semanas, sendo realizadas atividades diferenciadas, desde a leitura de um livro de literatura infanto juvenil, exibição de vídeos e construção de jogos de perguntas e respostas, tudo com o objetivo de inserir as crianças nas campanhas de combate ao mosquito. Portanto, as ações desse projeto pretendiam fomentar nas crianças o desejo de conhecer o máximo possível sobre o mosquito para que pudessem atuar como agentes de transformação em sua comunidade, eliminando os criadouros e evitando a sua proliferação. Além disso, tínhamos como objetivo a produção de textos que pudessem circular pela comunidade, em forma de desenho ou escrita, para cumprir a função social que liga a escola e a comunidade através das produções das crianças.
Para a realização das atividades, foi muito importante a participação dos professores que incluíram em seu planejamento ações ligadas ao Aedes Aegypti, bem como às muitas doenças por ele provocadas. Para tanto, separamos material de apoio para que os docentes pudessem enriquecer suas aulas e continuar as atividades iniciadas na biblioteca. O trabalho com esta temática foi parte da lista proposta pela secretaria de educação, dentro do projeto do ano letivo em questão “Educação e protagonismo: estudantes pesquisadores e atores ativos na construção do saber”. Para fomentar o trabalho com a temática em questão, foram sugeridos onze temas, dentre os quais, “Conscientizar para eliminar” e foi através desta temática que foram pensadas ações em torno do combate ao Aedes Aegypti a partir da compreensão de seu ciclo de vida e da história sobre sua chegada ao Brasil. O impacto desta ação se mede especialmente pelos relatos das crianças, em relação às muitas formas de atacar o mosquito e exterminá-lo. O mais importante foi perceber que este trabalho foi além da questão da conscientização das crianças, especialmente por termos acompanhado um grande número de relatos de cuidados tomados pelos estudantes na comunidade, a partir do trabalho realizado na biblioteca escolar e continuado nas salas, com as professoras.