Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BARALHOS DOS HIDROCARBONETOS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BARALHOS DOS HIDROCARBONETOS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20437
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 10196
    "titulo" => "BARALHOS DOS HIDROCARBONETOS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "Considerando a necessidade de encontrar estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos em química, pesquisas indicam que os jogos didáticos podem ser ferramentas inovadoras. Diante disso, foi aplicado um jogo didático com estudantes do 3º Ano do Ensino, denominado de “Baralhos dos Hidrocarbonetos”, que são cartas, referentes ao assunto de Hidrocarboneto do conteúdo de Química Orgânica. Sua utilização contribuiu muito no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois percebe-se a importância dos jogos didáticos como uma alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem favorecer na construção do conhecimento ao aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BARALHOS DOS HIDROCARBONETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10196_16082016000403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA GERMANIA BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA ARAÚJO"
    "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20437
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 10196
    "titulo" => "BARALHOS DOS HIDROCARBONETOS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA INOVADORA PARA O ENSINO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "Considerando a necessidade de encontrar estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos em química, pesquisas indicam que os jogos didáticos podem ser ferramentas inovadoras. Diante disso, foi aplicado um jogo didático com estudantes do 3º Ano do Ensino, denominado de “Baralhos dos Hidrocarbonetos”, que são cartas, referentes ao assunto de Hidrocarboneto do conteúdo de Química Orgânica. Sua utilização contribuiu muito no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois percebe-se a importância dos jogos didáticos como uma alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem favorecer na construção do conhecimento ao aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BARALHOS DOS HIDROCARBONETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10196_16082016000403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA GERMANIA BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA ARAÚJO"
    "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Considerando a necessidade de encontrar estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos em química, pesquisas indicam que os jogos didáticos podem ser ferramentas inovadoras. Diante disso, foi aplicado um jogo didático com estudantes do 3º Ano do Ensino, denominado de “Baralhos dos Hidrocarbonetos”, que são cartas, referentes ao assunto de Hidrocarboneto do conteúdo de Química Orgânica. Sua utilização contribuiu muito no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois percebe-se a importância dos jogos didáticos como uma alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem favorecer na construção do conhecimento ao aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.