A PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20014 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3179 "inscrito_id" => 4391 "titulo" => "A PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Esta pesquisa objetiva usar a pesquisa-ação para unir teoria e prática dentro do sistema educacional fundamental e médio no ensino de Língua Inglesa para beneficiar os estudos dos alunos-professores do curso de Letras Inglês- Licenciatura do campus FECLI-UECE. As disciplinas de estágio supervisionado em língua inglesa procuram iniciar nas rotinas dos universitários a regência no ensino regular, procurando desenvolver nos universitários a segurança de lecionar nas escolas, e esta disciplina oferecida nos cursos de licenciatura, é uma grande oportunidade para os universitários iniciarem uma pesquisa-ação para melhorar o ensino/aprendizagem dos alunos escolares. Nos procedimentos metodológicos, este projeto tem etapas bem delimitadas, entre elas, leituras especializadas sobre pesquisa-ação e ensino de língua inglesa, discussões sobre os textos, observações de aulas no ensino regular, identificação das dificuldades do ensino/aprendizagem, planejamento de aulas para as turmas observadas, execução das aulas idealizadas, e avaliação dos resultados pela professora orientadora, pelos universitários, os professores titulares das turmas e os alunos observados. Os teóricos estudados foram: Adrelina Baldissera (2001), Douglas Brown (2007), Mark A. Clarke (1994), B. Kumaravadivelu (2006a), David Tripp (2005) e Michel Thiollent (2002). Estes são alguns especialistas que pesquisam sobre a união entre teoria e prática na educação, e alguns restringem sua pesquisa ao ensino de línguas como, por exemplo, Brown (2007). Os resultados desta pesquisa estão em andamento, então a expectativa é que consigamos ajudar os alunos-professores a adquirirem segurança ao lecionar e possamos ajudar os professores titulares a usar a pesquisa-ação para auxiliar na diminuição dos obstáculos entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ALUNOS-PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, TEORIA E PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID4391_18082016134233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYULIANE ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SYULIANE" "autor_email" => "syuliane.araujo@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20014 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3179 "inscrito_id" => 4391 "titulo" => "A PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Esta pesquisa objetiva usar a pesquisa-ação para unir teoria e prática dentro do sistema educacional fundamental e médio no ensino de Língua Inglesa para beneficiar os estudos dos alunos-professores do curso de Letras Inglês- Licenciatura do campus FECLI-UECE. As disciplinas de estágio supervisionado em língua inglesa procuram iniciar nas rotinas dos universitários a regência no ensino regular, procurando desenvolver nos universitários a segurança de lecionar nas escolas, e esta disciplina oferecida nos cursos de licenciatura, é uma grande oportunidade para os universitários iniciarem uma pesquisa-ação para melhorar o ensino/aprendizagem dos alunos escolares. Nos procedimentos metodológicos, este projeto tem etapas bem delimitadas, entre elas, leituras especializadas sobre pesquisa-ação e ensino de língua inglesa, discussões sobre os textos, observações de aulas no ensino regular, identificação das dificuldades do ensino/aprendizagem, planejamento de aulas para as turmas observadas, execução das aulas idealizadas, e avaliação dos resultados pela professora orientadora, pelos universitários, os professores titulares das turmas e os alunos observados. Os teóricos estudados foram: Adrelina Baldissera (2001), Douglas Brown (2007), Mark A. Clarke (1994), B. Kumaravadivelu (2006a), David Tripp (2005) e Michel Thiollent (2002). Estes são alguns especialistas que pesquisam sobre a união entre teoria e prática na educação, e alguns restringem sua pesquisa ao ensino de línguas como, por exemplo, Brown (2007). Os resultados desta pesquisa estão em andamento, então a expectativa é que consigamos ajudar os alunos-professores a adquirirem segurança ao lecionar e possamos ajudar os professores titulares a usar a pesquisa-ação para auxiliar na diminuição dos obstáculos entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ALUNOS-PROFESSORES, PESQUISA-AÇÃO, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, TEORIA E PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID4391_18082016134233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYULIANE ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SYULIANE" "autor_email" => "syuliane.araujo@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }