PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: BUSCANDO O PROTAGONISMO CIENTÍFICO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À PESQUISA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21876 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1986 "inscrito_id" => 1530 "titulo" => "PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: BUSCANDO O PROTAGONISMO CIENTÍFICO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À PESQUISA" "resumo" => "As Universidades constituem-se pelo trinômio ensino, pesquisa e extensão, sendo assim a Iniciação Científica possibilita ao estudante aproximar-se da produção da ciência, a partir da colaboração em projetos de pesquisas, estimulando o pensamento crítico, reflexivo e autônomo dos licenciandos. Diante disso, este trabalho tem como objeto de estudo a experiência no Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ realizado em uma universidade pública cearense. Sendo assim, objetivamos descrever as atividades desenvolvidas na bolsa de Iniciação Científica, analisar a contribuição da Iniciação Científica para a formação do estudante de licenciatura, bem como incentivar a ampliação desse Programa. Este estudo, de cunho qualitativo, foi realizado a partir dos registros de atividades realizados pelas bolsistas no diário de campo, na frequência mensal, como também no relatório final, redigido após o término do período de vigência da bolsa, correspondentes ao período vigência da bolsa que foi de outubro de 2015 à julho de 2016. Este trabalho tem como aporte teórico básico os estudos de Bazin(1983), Zuben (1995), Freire(1996), Moraes e Fava (2000), dentre outros. Constatou-se que a experiência da Iniciação Científica contribui para a formação em pesquisa e para o melhor aproveitamento das oportunidades proporcionadas pela Universidade. A tentativa de produção ou recriação do conhecimento científico e as atividades realizadas nessa busca, possibilitaram o exercício da reflexão, investigação, criticidade, curiosidade, o aprimoramento da expressão oral e escrita, bem como a ampliação de conhecimentos. Tais benefícios favorecem aos bolsistas, irem além da dimensão acadêmica, uma vez que possibilita a melhoria na prática formativa e no amadurecimento profissional e pessoal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID1530_15082016180943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL GOMES DE HOLANDA PIRES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL HOLANDA" "autor_email" => "raquelholanda21@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21876 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1986 "inscrito_id" => 1530 "titulo" => "PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: BUSCANDO O PROTAGONISMO CIENTÍFICO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À PESQUISA" "resumo" => "As Universidades constituem-se pelo trinômio ensino, pesquisa e extensão, sendo assim a Iniciação Científica possibilita ao estudante aproximar-se da produção da ciência, a partir da colaboração em projetos de pesquisas, estimulando o pensamento crítico, reflexivo e autônomo dos licenciandos. Diante disso, este trabalho tem como objeto de estudo a experiência no Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ realizado em uma universidade pública cearense. Sendo assim, objetivamos descrever as atividades desenvolvidas na bolsa de Iniciação Científica, analisar a contribuição da Iniciação Científica para a formação do estudante de licenciatura, bem como incentivar a ampliação desse Programa. Este estudo, de cunho qualitativo, foi realizado a partir dos registros de atividades realizados pelas bolsistas no diário de campo, na frequência mensal, como também no relatório final, redigido após o término do período de vigência da bolsa, correspondentes ao período vigência da bolsa que foi de outubro de 2015 à julho de 2016. Este trabalho tem como aporte teórico básico os estudos de Bazin(1983), Zuben (1995), Freire(1996), Moraes e Fava (2000), dentre outros. Constatou-se que a experiência da Iniciação Científica contribui para a formação em pesquisa e para o melhor aproveitamento das oportunidades proporcionadas pela Universidade. A tentativa de produção ou recriação do conhecimento científico e as atividades realizadas nessa busca, possibilitaram o exercício da reflexão, investigação, criticidade, curiosidade, o aprimoramento da expressão oral e escrita, bem como a ampliação de conhecimentos. Tais benefícios favorecem aos bolsistas, irem além da dimensão acadêmica, uma vez que possibilita a melhoria na prática formativa e no amadurecimento profissional e pessoal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID1530_15082016180943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL GOMES DE HOLANDA PIRES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL HOLANDA" "autor_email" => "raquelholanda21@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }