O presente estudo objetivou identificar como os docentes de Biologia têm articulado a etnobotânica em suas práticas de ensino, pois consideramos que esta perspectiva de ensino tende a proporcionar novas formas de interrelacionar os conteúdos de Botânica comumente classificados como difíceis e chatos pelos discentes. Para tanto, o estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta o questionário. Foram sujeitos da investigação dez docentes licenciados em Ciências Biológicas, que se encontram lecionando na rede estadual de ensino do estado do Ceará, nos municípios de Amontada e Itapipoca. Através desta ferramenta foi possível constatar que a maioria dos professores participou de momentos formativos durante a graduação que viabilizam a exploração da etnobotânica em aulas de Botânica, entretanto uma parcela significativa dos participantes não experienciaram a formação para este trabalho. Apesar deste fato é consenso entre os docentes, mesmo entre os que não participaram de momentos formativos sobre a temática, que esta ação tente a despertar a curiosidade, e facilitar o processo de ensino, proporcionando o desenvolvimento do respeito e valorização da vegetal local. Para tais fins, são comumente explorados aspectos como nomenclatura científica, manejo de espécies, relação homem-flora e conservação ambiental. Tais aspectos desenvolvidos tratados despertam a curiosidade, elemento essencial ao ensino de Ciências. Assim podemos concluir que esta abordagem, tente a tornar o ensino de botânica, mais interessante, por meio da significação cultural articulado nas atividades de ensino, promovendo a valorização e respeito à cultura local, modelando os saberes cotidianos por intermédio de saberes científicos.