POSSIBILIDADES DE MELHORIA DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA EDUCAÇÃO.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21986 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2716 "inscrito_id" => 10076 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE MELHORIA DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA EDUCAÇÃO." "resumo" => "O presente artigo parte de uma reflexão sobre a importância da organização do ambiente escolar e do trabalho coletivo dos sujeitos envolvidos ao se identificarem como agentes transformadores de realidades diversas no processo educacional. O texto ressalta o Planejamento Participativo como elemento agregador das ações a se realizarem na escola assim como a formação continuada para o pessoal docente e administrativo, objetivando a prestação de um serviço de qualidade à sociedade e ao mesmo tempo elevar o nível de satisfação profissional. No meio acadêmico frequentes discussões vem acontecendo acerca dessa temática que traz no seu bojo a importância de como gerenciar de forma eficaz uma escola que atenda aos anseios da sua comunidade, que proporciona a todos os seus segmentos uma perspectiva de melhoria e uma interação para a busca de um conhecimento mais aprofundado sobre o clima e a cultura da escola e ao mesmo tempo dá oportunidades para que todos se sintam parte integrante, construindo assim a sua identidade. Para responder aos questionamentos que envolvem essa temática, precisa-se refletir sobre: Como se dão as relações entre a comunidade escolar? Existe a participação efetiva nos eventos acadêmicos? O projeto político pedagógico é conhecido e aplicado? Existe planejamento participativo para as tomadas de decisão na escola? Como se dá a comunicação e a interação entre os agentes do processo educacional da escola? Existe o incentivo da gestão em proporcionar a formação continuada aos profissionais da educação? Sabe-se que o acolhimento institucional para com toda a comunidade escolar deve ser tratado como umas das prioridades para o bom funcionamento de todos os setores e que o ensino como atividade fim da escola depende muito de uma gestão que esteja atenta a todo o processo do ensino-aprendizagem. Constata-se que existem muitas respostas possíveis a esses questionamentos, mesmo sabendo dos inúmeros desafios a serem vencidos pelo trabalho coletivo da comunidade escolar. Dessa forma, torna-se indispensável uma reflexão e um debate sobre o clima e a organização da escolar no contexto atual, desenvolvendo assim uma abordagem aprofundada a partir de levantamento bibliográfico de algumas referências relacionadas ao tema proposto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTE ESCOLAR, PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID10076_17082016163251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA MARIA MENDES PINHEIRO COSTA" "autor_nome_curto" => "EDNA MENDES" "autor_email" => "edna.mendes@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21986 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2716 "inscrito_id" => 10076 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE MELHORIA DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA EDUCAÇÃO." "resumo" => "O presente artigo parte de uma reflexão sobre a importância da organização do ambiente escolar e do trabalho coletivo dos sujeitos envolvidos ao se identificarem como agentes transformadores de realidades diversas no processo educacional. O texto ressalta o Planejamento Participativo como elemento agregador das ações a se realizarem na escola assim como a formação continuada para o pessoal docente e administrativo, objetivando a prestação de um serviço de qualidade à sociedade e ao mesmo tempo elevar o nível de satisfação profissional. No meio acadêmico frequentes discussões vem acontecendo acerca dessa temática que traz no seu bojo a importância de como gerenciar de forma eficaz uma escola que atenda aos anseios da sua comunidade, que proporciona a todos os seus segmentos uma perspectiva de melhoria e uma interação para a busca de um conhecimento mais aprofundado sobre o clima e a cultura da escola e ao mesmo tempo dá oportunidades para que todos se sintam parte integrante, construindo assim a sua identidade. Para responder aos questionamentos que envolvem essa temática, precisa-se refletir sobre: Como se dão as relações entre a comunidade escolar? Existe a participação efetiva nos eventos acadêmicos? O projeto político pedagógico é conhecido e aplicado? Existe planejamento participativo para as tomadas de decisão na escola? Como se dá a comunicação e a interação entre os agentes do processo educacional da escola? Existe o incentivo da gestão em proporcionar a formação continuada aos profissionais da educação? Sabe-se que o acolhimento institucional para com toda a comunidade escolar deve ser tratado como umas das prioridades para o bom funcionamento de todos os setores e que o ensino como atividade fim da escola depende muito de uma gestão que esteja atenta a todo o processo do ensino-aprendizagem. Constata-se que existem muitas respostas possíveis a esses questionamentos, mesmo sabendo dos inúmeros desafios a serem vencidos pelo trabalho coletivo da comunidade escolar. Dessa forma, torna-se indispensável uma reflexão e um debate sobre o clima e a organização da escolar no contexto atual, desenvolvendo assim uma abordagem aprofundada a partir de levantamento bibliográfico de algumas referências relacionadas ao tema proposto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTE ESCOLAR, PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID10076_17082016163251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA MARIA MENDES PINHEIRO COSTA" "autor_nome_curto" => "EDNA MENDES" "autor_email" => "edna.mendes@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }