Sempre temos buscado uma forma nova de partilhar com os nossos alunos vivências que sejam significativas e que sejam significantes para educando e educador, para tanto, escolhemos a sequência didática interativa para dialogar sobre diversidade étnico-racial, sentimos a necessidade de partir do que os alunos já sabem, buscando assim compartilhar conhecimentos de uma forma onde eles fossem os protagonistas durante todo o processo com o propósito de fomentar uma educação transformadora que contribua de fato com a sua formação cidadã, para tanto elaboramos uma sequência didática interativa buscando aprofundar os conhecimentos sobre a capoeira, arte genuinamente afrobrasileira que vem sendo marginalizada ao longo de sua existência, assim, almejamos valorizar a nossa cultura e resgatar histórias do povo negro que muitas vezes estão ausentes dos livros didáticos e paradidáticos. Como resultado do trabalho, observamos que os educandos se apropriaram de um saber que desconheciam, de heróis que há muito tentaram apagar, como, por exemplo, Zumbi dos Palmares, assim como se puderam se sentiram valorizados a medida que o conhecimento foi construído pelo grupo e trazido pronto pelos professores.
PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Sequência Didática Interativa, Lei nº 10.639/2003.