Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBRIGATÓRIEDADE ESCOLAR E SUA FALSA INCLUSÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: DEMOCRACIA, FRACASSO ESCOLAR, EXCLUSÃO, OBRIGATORIEDADE ESCOLAR Pôster (PO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse trabalho é fruto de inquietações sobre a dualidade política em que sempre se encontrou o Brasil e seus reflexos formando uma educação também dual, por meio da institucionalização da escola, que reproduz o modelo ideológico que favorece a classe hegemônica em detrimento da classe dominada. Com base nesses aspectos, é feita uma reflexão sobre suas consequências e a falsa noção de democracia que o ambiente escolar produz gerando a inadequação de muitos jovens que não enxergam significado para o que lhes é impostos. É também através de falta de pratica de reflexão do docente em sua ação que esses pressupostos são transmitidos com a falta de conexão com a realidade do discente e sem o engajamento para a mudança de sua realidade, afastando-os e levando as margens da sociedade.

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