RESUMO
A aprendizagem de uma criança está condicionada diversos fatores específicos e que podem ser internos ou externos a este ser. Assim a família é um dos grandes fatores que influenciam nesse processo de aprendizagem, uma vez que esta é o meio onde a criança passa a maior parte de seu dia e onde processo de aprendizagem inicia-se na família, por esta ser o primeiro meio com o qual ela interage. A escola surge então como um meio completar a ação da família, necessitando assim, plenamente, da manutenção de uma boa relação com esta para que se possa ter um bom desenvolvimento da criança, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Assim a ação de ambos é fundamental para que a criança consiga um bom desenvolvimento. Desta forma, este estudo surgiu do interesse de conhecer os efeitos de participação da família no processo ensino-aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho é entender qual a relevância da família para a aprendizagem dos alunos das series iniciais do Ensino Fundamental, partindo da análise e compreensão de bibliografias diversas que tratem sobre a temática. Partindo do pressuposto que a relação entre família e ambiente escolar é benéfica para o aluno das series iniciais do Ensino Fundamental será elaborada uma apreciação acerca dos aspectos que envolvem a introdução da família no contexto escolar de modo mais complexo.