Atualmente existem diversos estudos a fim de melhor examinar o cenário da educação do país, mas em geral, ou têm como alvo a educação básica, ou têm como propósito analisar especificamente o ensino superior. Diante do exposto, ao observar a dificuldade do alunado durante sua vida acadêmica, quando os mesmos necessitam realizar pesquisas com teor científico e até mesmo durante o estudo de algumas disciplinas que requer conhecimento que deveriam ter sido adquiridos durante o Ensino Básico, surgiu então o interesse pela temática, justificando assim a referida pesquisa. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar quais os fatores presentes na Educação Básica que interferem na formação acadêmica dos discentes de Cursos de Graduação da Rede Privada. Será realizado a partir de pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Inicialmente faremos uma pesquisa bibliográfica, na sequência, realizaremos uma pesquisa documental, dando continuidade será realizada a pesquisa de campo para coleta de dados, que será desenvolvida no Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP, localizada na BR-230, Km 14, município de Cabedelo – PB. A interferência da qualidade da Educação Básica na formação científico-pedagógica no Ensino Superior é um assunto ainda pouco debatido e estudo, porém de grande relevância, uma vez que o desenvolvimento do aluno de graduação depende do seu grau de conhecimento adquirido nos anos iniciais de seus estudos. Para tanto, como esta pesquisa ainda encontra-se em fase de andamento, não é possível formularmos uma conclusão relacionado a coleta dos dados, pois ainda não alcançamos tal etapa.