Resumo: O ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa tem passado por um momento de instabilidade, sua função e utilidade parecem ser incompreendidas pelos professores, os quais deveriam ser os principais mediadores da riqueza literária para os alunos que são recém conhecedores desse amplo universo literário. Diante das constatações feitas nas aulas de língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino da Paraíba, foi possível diagnosticar o abandono da perspectiva de ensino do texto literário, bem como a prática de leitura em sala de aula. Assim, em meio a essa realidade, reconhecemos a importância e necessidade do (re)aparecimento do ensino de literatura na educação básica. Porém, para que essa retomada se consolide, é possível destacar que novas práticas para o letramento literário no ensino fundamental são necessárias, de modo a transformar o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantir a formação social dos leitores. Sob tais perspectivas já mencionadas, esse trabalho objetiva apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto Prolicen intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece? que visa congregar discussões sobre o ensino de literatura, através do diagnóstico e análise de dados obtidos nas escolas da rede pública. Procurando ainda contribuir para a formação de leitores, o projeto apresenta metodologias de ensino que promovam o letramento literário na escola. Para dar suporte as nossas discussões, recorreremos às teorias tratadas Lajolo e Zilberman (1996); Soares (1999); Zilberman (2003); Cosson (2006); e Dalvi (2013).